terça-feira, 15 de abril de 2008

Kit Literário vai beneficiar 30 bibliotecas do Estado

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul entrega na próxima sexta-feira (18), a partir das 9 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, o Kit Literário, parte do Programa Estadual de Incentivo à Leitura ? Força da cidadania, que integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Trinta municípios do Estado serão contemplados com o kit, que contém 200 livros: Anastácio, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Itaquiraí, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia. Terenos e Vicentina. Ao todo, seis mil exemplares foram arrecadados pela FCMS, com doações da própria Fundação, da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, livrarias e editoras do Estado.

"O livro é ainda o grande instrumento de informação. Fortalecer as bibliotecas do Estado e promover o acesso à leitura e ao conhecimento é o principal propósito da Fundação de Cultura ao entregar esses kits", garante o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Para a bibliotecária e coordenadora Estadual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Sheila Bittencourt Radich, com a entrega destes livros, o programa estimula a leitura e operacionaliza as bibliotecas municipais do Estado. "O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul tem como objetivo incentivar a criação, a implantação e o desenvolvimento de bibliotecas no Estado e contribuir para a preservação e a difusão da memória histórica e cultural dos municípios", explica.

Durante a cerimônia de lançamento do Kit, os instrumentisas Rajiv da Costa (saxofone) e Evandro Jorge (Teclado) vão se apresentar no início e no final da cerimônia, e o poeta repentista Ruberval Cunha fará uma apresentação de poesia performática.

Nenhum comentário: