quinta-feira, 17 de abril de 2008

I Mostra da Comunidade Nikkei oferece oficinas gratuitas

Até o dia 18 de abril, o público poderá conhecer um pouco da cultura japonesa através de oficinas de origami, pintura e treino com hashi, ikebana, bonsai e cerâmica. Todas são gratuitas e abertas à população. Umas das mais procuradas são as de ikebana e de artesanato em madeira. A professora Sandra Mara Yamazatsu Inagaki ensina que a arte do ikebana busca a felicidade "aonde quer que haja pessoas, que haja flores. O espírito daquele que aprecia a beleza das flores fica enobrecido". Ela dá uma dica para quem quiser aprender a fazer ikebana: "quanto menos manusear a flor, mais vida ela vai ter". Bruna Ariane, de 12 anos, participou desse tipo de oficina pela primeira vez e adorou a atividade. "Agora vou cuidar da minha plantinha com muito carinho", diz.

Já Luiz Alberto, de 11 anos, preferiu a oficina de pintura em madeira. Durante o curso os alunos aprendem a confeccionar módulos com motivos japoneses. "Eu já gostava de pintar e estou adorando a oficina", afirma.

Além das oficinas, estão acontecendo exposições permanentes de bonsai, ikebanas e peças originárias do Japão, além de atividades para crianças e adolescentes, como exibição de filmes. "A gente gostaria de chamar não apenas os nikkeis, mas toda a comunidade para conhecer oportunidades de negócios e a cultura desse povo que está contribuindo, e muito, para o crescimento de nosso país", explica Jorge Tadeu de Barros Veneza, gestor do projeto Nikkei/Dekassegui.

A I Mostra de Negócios e Cultura da Comunidade Nikkei foi aberta ontem e funciona das 8 às 20 horas. O evento é uma realização do Sebrae/MS em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil em reconhecimento ao trabalho que os nikkei-dekasseguis realizam no Estado.

Nenhum comentário: