domingo, 20 de abril de 2008

Poesia peruana no 5º Festival América do Sul

O poeta peruano Jorge Renato Sandoval Bacigalupo vai marcar presença no evento Quebra-Torto com Letras, que acontece no 5° Festival América do Sul, em Corumbá, todas as manhãs, entre as 8 e 10 horas. No dia 1° de maio, durante o café da manhã pantaneiro, Renato Sandoval abre um debate e fala sobre sua produção poética.

Jorge Renato Sandoval Bacigalupo nasceu em Lima no dia 6 de fevereiro de 1957. Fez doutorado em Filología Románica na Universidade de Helsinki, na Finlân­dia. O poeta é professor de Literatura Francesa Medieval, Literatura Nórdica (finlandesa, sueca, norueguesa, danesa e islandesa) e Literatura Alemã. Escreve colaborações sobre temas culturais diversos em jornais diários do Peru e revistas nacionais e internacionais.

Renato Sandoval dirige ainda a Fórnix, revista internacional de criação e crítica, e a Evohé, revista de literatura da Universidade de Lima. Ele é organizador de recitais, seminários, mesas redondas, mostras de cinema, pintura, escultura e outras artes visuais, tanto no Peru como em outros países. Além de poeta, é narrador e tradutor. Traduziu para o espanhol obras de poetas como Alberto Moravia, Arnaut Daniel, Carlos Drummond de Andrade, Cesare Pavese, David Tipton, Edith Södergran, Eira Stenberg, Eugenio Montale, Georg Trakl, Georg Trakl, Goethe, Gösta Ågren, Gösta Ågren, Helinä Siikala, Hölderlin, Ludwig Tieck, Mario Luzi, Novalis, Osamu Dazai, Paavo Haavikko, Pentti Saarikoski, Pia Juul, Pia Tafdrup, Rainer Maria Rilke, Roberto Paoli, Salvatore Quasimodo, Sylvia Plath, Takuboku Ishikawa, Thomas Boberg, Vincenzo Consolo e Walter Jens.

Entre suas obras poéticas estão "Singladuras" (Lima: 1985), "Pértigas" (Lima: Nido de Cuervos, 1992), "Luces de talud" (Lima: Nido de Cuervos, 1993), Nostos (Lima: Nido de Cuervos, 1996) e Suzuki Blues (Lima: Lustra, 2006).

Quebra-Torto

O Quebra-Torto com Letras é direcionado a estudantes do ensino médio e universitários e a previsão é de que 150 pessoas participem em cada uma das edições do evento. Os escritores terão de 20 a 30 minutos para apresentar seu trabalho no Clube Corumbaense.

O objetivo do evento é divulgar as produções literárias e pesquisas dos escritores, promover a interação entre os escritores e incentivar a leitura em públicos diversificados.

FAS

O 5º Festival América do Sul (FAS) acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Corumbá. Busca produzir ações concretas para a aceleração da integração das nações sul-americanas promovendo um grande encontro que revela a diversidade cultural no continente, além de discutir temas relativos ao meio ambiente, à cultura, ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: