sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sacha Aníbal participa do evento Quebra-Torto com Letras

O escritor paraguaio Sacha Aníbal participa do evento Quebra-Torto com Letras, que acontece no 5° Festival América do Sul todas as manhãs, por volta das 8 às 10 horas. No dia 2 de maio, durante o café da manhã pantaneiro, Sacha vai ter um encontro com o público e abre um debate sobre sua obra "Cuando por amor se es capaz de pecar" (2004) e "Genealogias Nordestinas – Historias de las ilustres famílias pioneras de la capital del Amambay" (2006).

Sacha Aníbal Cardona Benitez é autor de diversos trabalhos sobre o passado da região de fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Entre suas obras publicadas estão "Isla Madama" (1998), "Donde Duermem los Heroes – El Antiguo Campo Santo Pedrojuanino" (2001), "Cuando por amor se és capaz de pecar" (2004) e "Genealogias Nordestinas – Historias de las ilustres famílias pioneras de la capital del Amambay" (2006).

O autor é licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Dourados e colaborou com o Sebrae e a UFMS no projeto "Turismo sem Fronteiras" como historiador. Ele é proprietário de uma importante coleção de objetos e documentos sobre a história da região de fronteira. Atualmente é professor de História da Rede Estadual de Educação de Ponta Porã, diretor do Museo Regional del Amambay de Pedro Juan Caballero e membro del Centro de Estúdios Históricos del Nordeste Paraguayo e da Academia Pontaporanense de Letras.

"Cuando por amor se es capaz de pecar"

A obra relata um crime passional que comoveu a sociedade fronteiriça em 1918, por envolver destacadas figuras da época, como o inglês Leonardo Guppy, primeiro médico de Pedro Juan Caballero, assassinado pelo amante de sua jovem esposa Elisa Penzo, pertencente de uma ilustre família da região. O enredo envolvente, fruto de uma detalhada pesquisa histórica, revela ao leitor uma realidade que já não existe e apresenta costumes e hábitos daquela antiga sociedade fronteiriça, que por meio de sua elite, procurava reproduzir os costumes europeus em encontros sociais. O livro permite ainda um debate sobre a paixão, a loucura e os limites para o amor.

"Genealogias Nordestinas – Historias de las ilustres famílias pioneras de la capital del Amambay"

O livro reconstrói a genealogia de seis famílias pioneiras de Pedro Juan Caballero e serve de ferramenta para a compreensão da história social da região; demonstra o uso da genealogia como um meio importante para o resgate da identidade local ao apresentar os protagonistas de importantes ações na formação da cidade e as relações entre o Brasil e o Paraguai e a mútua cooperação entre os grupos pioneiros de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Outro papel importante da genealogia familiar como auxílio para a história social é o fato de que através dela pode-se identificar o processo de tomada de posse da terra e também a perda destes bens por parte de algumas famílias tradicionais, o que permite o estudo da mobilidade social, tanto positiva quanto negativa, dentro do processo sócio-econômico da região.

Quebra-Torto

O Quebra-Torto com Letras é direcionado a estudantes do ensino médio e universitários e a previsão é de que 150 pessoas participem em cada uma das edições do evento. Os escritores terão de 20 a 30 minutos para apresentar seu trabalho no Clube Corumbaense.

O objetivo do evento é divulgar as produções literárias e pesquisas dos escritores, promover a interação entre os escritores e incentivar a leitura em públicos diversificados.

FAS

O 5º Festival América do Sul (FAS) acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Corumbá. Busca produzir ações concretas para a aceleração da integração das nações sul-americanas promovendo um grande encontro que revela a diversidade cultural no continente, além de discutir temas relativos ao meio ambiente, à cultura, ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: