sexta-feira, 28 de março de 2008

Oficinas de Percussão Corporal e Instrumental no MIS

Nos dias 1º, 8 e 15 de abril, das 18h30 às 20 horas, o Museu da Imagem e do Som oferece a Oficina de Percussão Corporal com o ministrante Chico Simão. Acadêmico do último semestre do Curso de Música da UFMS, Chico Simão coordena desde 2002 as oficinas de percussão do grupo Bojo Malê, que valorizam a vivência rítmica corporal e instrumental e têm como base pesquisas na área da música brasileira, nos países da costa oeste africana (Guiné e Senegal) e influências de outros grupos.

As aulas serão de experiências práticas de musicalização pela percussão corporal, jogos rítmicos, improvisações, entre outros, além de apreciações musicais, exposição de fotos e vídeos. "A idéia é compartilhar e dar fôlego à manutenção desse viés da cultura regional", afirma Simão.

Dando continuidade a esse trabalho, o professor realizará a Oficina de Percussão Instrumental, nos dias 19 e 26 de abril, das 13h30 às 16 horas, cujo objetivo é colocar em prática a execução dos ritmos como Maracatu, seus diferentes baques (ritmos, nuances e andamentos) e loas (toadas), Samba Reggae, Capoeira, Tiriba Zaoli.

O mestre em percussão tem desenvolvido um amplo trabalho na área, com apresentações de seu grupo, no I Encontro Nacional de Batuqueiros e Dançarinos de Maracatu Nação de Baque Virado (2003), no Festival de Bonito (2006), entre outros.

O investimento é de 50 reais (por cada curso) e as vagas são limitadas. Os interessados devem fazer a inscrição no MIS, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que funciona das 12 às 18 horas e aos sábados, das 14 às 18 horas, na avenida Afonso Pena, 2702. Telefone: 3325-1530.

Nenhum comentário: