quinta-feira, 20 de março de 2008

MIS oferece curso "As Origens da Arte", com Carla de Cápua

O Museu da Imagem e do Som (MIS) está com inscrições abertas para o curso de história da arte "As Origens da Arte: Pré-História, Mesopotâmia, Egito", com Carla de Cápua, nos dias 25, 26 e 27 de março, das 19h às 22h. A programação compreenderá desde o estudo da pintura nas paredes de cavernas e a confecção de objetos e esculturas na pré-história até os meandros da arte mesopotâmica e egípcia.

"O objetivo é refletir sobre o processo evolutivo da arte, relacionando os aspectos estéticos e históricos nos períodos estudados", comenta Carla de Cápua, que é professora de História da Arte e Escultura no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 1994. Licenciada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, São Paulo, 1977), Carla é doutora em Antropologia pela Université Paul Valléry, Montpellier III, França (2001). Autora também da pesquisa indígena e dos desenhos de cena do filme Brava Gente Brasileira, dirigido por Lúcia Murat, do qual foi assessora (2000). Artista plástica, possui obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea (MARCO), em Campo Grande.

No dia 25, a aula será sobre a arte na pré-história. Será abordado o desabrochar da arte numa expressão figurativa, a confecção de objetos e esculturas e a pintura nas paredes das cavernas (período paleolítico), seguido pelo surgimento da arquitetura e a simplificação e geometrização das imagens do período neolítico, passando também pela arquitetura megalítica e as estátuas-menires.

No dia 26, o centro das discussões será a arte mesopotâmica. Serão estudados Ur, Babilônia, Nínive, Persépolis como centros de irradiação cultural, o nascimento da escrita, os cânones da escultura, o relevo e seu caráter narrativo e a arquitetura, abordando as cidades fortificadas e zigurates.

No dia 27, a aula será sobre a arte egípcia, dividida entre Antigo Império (a Era das Pirâmides, em que se estudará a arquitetura funerária e os cânones da escultura e da pintura), Médio Império (do qual vai se falar sobre a ourivesaria e as miniaturas), Novo Império (com a arquitetura dos templos, a pintura em sarcófagos, paredes e papiros e a mudança dos cânones artísticos durante o reinado de Akhenaton) e o Último Período.

O valor do curso é de R$ 50. O MIS fica aberto de segunda a sábado (de segunda a sexta das 12h às 18h; sábado das 14 às 18h), na Avenida Afonso Pena, 2702. Telefone: 3325-1530. E-mail: mis.de.ms@gmail.com

Nenhum comentário: