segunda-feira, 17 de março de 2008

Começa a semana do Artesão

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sebrae/MS, realiza a Semana do Artesão em Campo Grande, nos dias , 18 e 19 de março. Com exposições, palestras e workshops, a semana aproveita o Dia do Artesão (19) para fortalecer o artesanato do Estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

A abertura das comemorações foi no dia 14, com a inauguração da Mostra de Artesanato de Mato Grosso do Sul, na Casa do Artesão de Campo Grande (Av. Calógeras, 2050). Com obras de artesãos de 19 municípios do Estado, a exposição vai até 11 de abril de 2008.

Além da Mostra, a meta esperada é capacitar 140 artesãos em quatro workshops e ter a média de 70 participantes em seis palestras.

As atividades dos dias 18 e 19 serão no Sebrae (Av. Mato Grosso, 1661). No dia 18, após a abertura, às 8h, haverá a palestra "Artesanato e o respeito ao meio ambiente", com Anna Cristina Mendo dos Santos, do Ibama, às 8h30; às 9h15, o tema será "Vigilância sanitária nos produtos artesanais", com Antônio Carlos do Reis Cardoso (fabricação de sabonetes) e Jefferson Teruya de Souza (bioquímico), da Secretaria da Saúde; às 10h15, o técnico em Segurança do Trabalho do Sesi, José Carlos Rolim, falará sobre "Boas Praticas em Saúde e Segurança do Trabalho"; às 11h, Edi Floriano Ralho, do Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS), fará a palestra "Futuro incerto: Previdência do Artesão". As atividades se reiniciam à tarde, às 13h, nas salas 3 e 4, com o Workshop de Embalagem, ministrado por Sergio Borgatto, seguido do Workshop de Venda, com o instrutor Newton Cesco, às 15h.

No dia 19 às 8h, haverá o Workshop de Design, com o instrutor Sergio Borgatto. Às 10h, a instrutora Milene Estrella fará o Workshop Tendências. À tarde, as atividades recomeçam às 13h, com a palestra "O Artesão inserido no Mercado", com Eraldo Ricardo ou Louise Alves; em seguida, às 15h, haverá a palestra "Cooperativismo – Caso de Sucesso". As atividades se encerram às 17h, com apresentação cultural.

Nenhum comentário: