quinta-feira, 13 de março de 2008

Documentário brasileiro será exibido no Festival de Tribeca

O documentário Diário de Sintra, de Paula Gaitán, será exibido, fora de competição, na 7ª edição do Festival de Cinema de Tribeca, que será realizada em Nova York entre 23 de abril e 4 de maio.

Concorrerão na mostra 24 filmes de 18 países. Neste ano, 145 diretores apresentarão seus trabalhos, dos quais 66 são estréias, após um processo de seleção que contou com 2.329 fitas para as categorias de longa-metragem e documentário, segundo os organizadores.

Desde sua criação, por Robert de Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff, com o objetivo de reativar a vida cultural nova-iorquina após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, o festival arrecadou mais de US$ 425 milhões e reuniu cerca de dois milhões de pessoas.

"A cada ano, a equipe encarregada do programa procura reunir cineastas de qualquer lugar do mundo para que compartilhem sua visão artística e histórias com o público e a indústria internacionais", disse Rosenthal ao apresentar a fitas selecionadas, das quais 55 serão estréias mundiais.

O diretor artístico do festival, Peter Scarlet, acrescentou que nesta edição foram "incluídos cineastas renomados no âmbito internacional", como o egípcio Yousry Nasrallah, o britânico Shane Meadows, o alemão Rosa von Praunheim, o marroquino Nabil Ayouch e os americanos Robert Drew e Melvin van Peeble.

No entanto, "a maior parte dos filmes é de novos diretores com um talento muito promissor. Acho que estas são boas notícias para todos nós", acrescentou Scarlet.

EFE

Nenhum comentário: