quarta-feira, 26 de março de 2008

1º livro sobre gênero e políticas públicas de MS sai dia 27

Dia 27 de março de 2008, às 19h30, no Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, altos da Av. Afonso Pena, acontece o lançamento do livro “Gênero e Políticas: a Construção de uma Experiência de Formação”.

O livro é resultado da pós-graduação em Gênero e Políticas Públicas, inédita no Brasil, realizada pela UCDB entre os anos de 2005 e 2007 com financiamento do governo federal e parceria da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulher de Mato Grosso do Sul.

A coordenadora da pós-graduação e uma das organizadoras do livro, Jacy Curado, explica que a obra é uma coletânea de 25 artigos dos estudos e pesquisas na área de políticas de públicas com o recorte de gênero, realizadas por participantes da pós-graduação. “O livro em si é a realização de uma política pública que atravessou diferentes governos e chega ao seu final com um resultado compartilhado com a população, aliás, como deveriam ser todas as políticas públicas”.

Além da contrapartida ao investimento público, a obra também torna-se uma referência para os futuros estudos de gênero no Mato Grosso do Sul, que são em sua essência, estudos sobre as relações de poder entre mulheres e homens. Itens como o resgate do movimento feminista no MS e seu impacto no combate à violência contra mulheres compõe o conteúdo do livro junto com outras questões econômicas, sociais e filosóficas dividas em três blocos: violência; políticas públicas e movimentos sociais; pobreza e trabalho.

O livro tem a apresentação da ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Governo Federal, Nilcéa Freire, e serve inclusive como um guia para jornalistas e outros profissionais que visem repercutir as estratégias estaduais em busca da equidade de gênero.

Para a doutora Daniela Auad, também organizadora do livro, “os textos demonstram que as pesquisas refutam a figura do cientista acadêmico abraçado à neutralidade de seu objeto. Os artigos transpiram envolvimento, paixão, comprometimento e, ao assumir esse ‘fazer’, constróem conhecimento que questiona as oposições binárias típicas da modernidade.”

Nenhum comentário: