segunda-feira, 24 de março de 2008

Começa amanhã a Semana do Teatro em Mato Grosso do Sul

Em comemoração ao Dia do Teatro, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) promove a Semana do Teatro, entre os dias 25 e 30 de março. Ao todo serão nove peças, entre infantis e adultas, todas encenadas no Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.



O Dia Internacional do Teatro é comemorado em 27 de março, para celebrar esta que é uma das artes mais antigas do mundo. Já no século dezenove antes de Cristo, os habitantes da ilha de Creta, na Grécia, louvavam seus deuses com representações cênicas. "A contemporaneidade do teatro possibilita várias formas de se apresentar. Hoje fazemos estudos de ritmos, forma, performance e estrutura narrativa antes de compor uma peça, o que a deixa mais prazerosa de assistir", comenta o integrante do grupo "Teatro Imaginário de Maracangalha" Fernando Cruz, que apresentará na Semana do Teatro a peça Contos da Cantuária.



As peças serão apresentadas às 20 horas na terça-feira (25), e às 15 e 20 horas nos outros dias. O valor do ingresso é de R$ 10,00 (Inteira) e 5 reais (meia-entrada). Integrantes de grupos teatrais que forem prestigiar as encenações pagarão dois reais.

O Teatro Aracy Balabanian fica no Centro Cultural José Otávio Guizzo, unidade da FCMS localizada na rua 26 de agosto, 453. Mais informações pelo 3317-9171.



Semana do Teatro



Terça (25)

20h – "Pluft, o fantasminha" – A peça conta a história de uma criança-fantasma que tem medo de gente. Porém, quando conhece a pequena Maribel, sente o desejo de ajudá-la a livrar-se das garras do terrível pirata Perna-de-pau. São 45 minutos de peça com 36 crianças se divertindo e fazendo teatro.



Quarta (26)

15h – "Na mão direita o sol" – Peça destinada ao público infanto-juvenil, que une dança ao teatro e conta a história do vírus da felicidade chamado "criancite felicite aguda". É inspirado na comédia italiana Del'arte, onde são usadas máscaras e perucas brancas. Os personagens líricos criam contos que encantam e questionam o ideal de conservar nossa criança. Na mão direita o sol mostra situações de grande beleza e sentimento a procura da infância eterna.



20h – "Noivo por Encomenda" – A peça conta à história de Ermelinda, uma moça do interior do Estado que, decepcionada com a falta de atitude de seu namorado, termina o relacionamento e vai em busca de um novo amor. O meio que ela usa para procurar esse amor são cartas que ela envia para um clube de correspondências, começando a partir daí a trama que se desenrola com os supostos candidatos a noivo. Cada um trás consigo diferentes interesses que os levam ao encontro de Ermelinda e é no choque desses interesses que se dá a comédia do espetáculo.



Quinta (27)

15h – "De palhaço e louco todo mundo tem um pouco" – Chevrolet, um aprendiz de mágico que cria várias confusões com as magias por não saber ler. O aprendiz trás dos contos infantis a Chapeuzinho vermelho, mas no meio da confusão, o Lobo Mau também aparece, o que transforma a historia numa grande aventura.



20h – "Contos da Cantuária" – O autor da peça, Geoffrey Chaucer, nascido em Londres por volta de 1340, revela uma análise profunda da natureza humana, realizada com muito humor e simpatia. A encenação conta à história de vários peregrinos que pretendem visitar o túmulo de Santo Tomás Becket de Canterbury e se reúnem por acaso na taverna do Tabardo, otaverneiro sugere que cada um conte uma história, prometendo um belo jantar ao melhor narrador.



Sexta (28)

15h – "O Sapo Encantado e outras Histórias" – "O Sapo encantado e outras histórias", premiado como melhor espetáculo no XXVII Festival Sul-mato-grossense de Teatro em 2006, conta a história de uma princesinha que deixa cair uma bolhinha de ouro no lago e encontra sapo que se prontifica a pegar em troca de um beijo salvador. A adaptação dos contos dos Irmãos Grimm se completa com o sapo se transformando num verdadeiro príncipe.



20h – "A Mulher Possível" – A peça se inicia na platéia, e temas como a chegada dos 40, solidão, autoconfiança, homens mais novos e contradições são abordados com humor e provocações cênicas, retratando a figura feminina.



Domingo (30)

15h "Cirandando" – O espetáculo procura apresentar de uma forma poética, mas provocadora, as questões do nosso dia-a-dia, um acordar para a "violência não", em todos os sentidos: moral e financeiramente. Aponta para que os jovens reajam e tenham mais consciência do coletivo e do seu papel enquanto cidadão nesse século XXI.



20h "Nostalgias Femininas" – "Nostalgias Femininas" é um espetáculo construído a partir de pesquisa e imersão ao universo feminino, a partir de vários textos literários escritos por mulheres, começando por escritoras como Safa de Lesbos (A.C.) até contemporâneas como Adélia Prado. Com direção de Vitor Hugo Samudio, adaptação e concepção de Rosana Zanellato e encenação de Patrícia de Andrade, o monólogo traz o universo feminino em prosa e verso.

Nenhum comentário: