sábado, 29 de março de 2008

Centro Cultural oferece curso de "Dança Dabke"

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para o Curso de Dança Dabke, direcionada a pessoas de 6 a 15 anos. As aulas começam no dia 8 de abril e continuarão nas terças e quintas-feiras das 15h30 às 16h30, ministradas pela bailarina e professora de dança Paula Gobbo.

O Dabke é uma dança tradicional de vários povos árabes, praticada em todo o mundo onde se encontram imigrantes. É praticada por homens e mulheres de todas as idades, que juntos, geralmente de mãos dadas, executam passos marcados e coreografados, com ritmo, força e destreza, além de muita alegria e simbolismo.

O curso tem por objetivo contribuir na formação educacional de crianças e jovens, através da execução de aulas dinâmicas e sistematizadas, despertando a apreciação da arte, assim como a melhora na qualidade de vida destes e de seus familiares, ofertando uma atividade cultural e até mesmo uma opção de atuação profissional.

Tendo em vista a nítida influencia que a dança exerce na formação sócio-cultural da sociedade brasileira, e com a consciência de que educação e cultura são indissociáveis e indispensáveis na formação da criança e do jovem, o LITANI – Grupo Árabe Brasileiro de Folclore & Dança do Ventre (grupo divulgador da cultura árabe) propõe, através do ensino da dança, contribuir para formação intelectual, social e artística de crianças e jovens que não possuem acesso à aprendizagem desta arte, transmitindo conhecimento acerca da cultura árabe, especificamente sobre a dança, genuína folclórica, denominada Dabke.

Através das aulas pretende-se passar a técnica do Dabke, além de todos os conteúdos acerca desta dança como a música, a história etc., com a execução de aulas onde será estimulada a criatividade, a criticidade, o desenvolvimento motor e cognitivo, além de todas as habilidades necessárias à dança como ritmo, resistência, agilidade e força, e aspectos educacionais como o respeito, a cooperação e a interdisciplinaridade.

Paula Gobbo é graduada em Dança do Ventre com excelente aproveitamento pelo Ballet Só Dança Auxiliadora. Foi bailarina do Centro Cultural Árabe – Ariche e já se apresentou em vários eventos em Campo Grande e na cidade de São Paulo. Realizou oficinas de Dança Folclórica Árabe pela Fundação Ueze Zahran e Sociedade Educacional Juliano Varela e atualmente realiza oficina através da Prefeitura de Campo Grande. É idealizadora, fundadora e presidente do LITANI – Grupo Árabe Brasileiro de Folclore & Dança do Ventre.

As aulas são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h.

Nenhum comentário: