quinta-feira, 27 de março de 2008

Inscrições abertas para Vídeo Índio Brasil 2008 que acontece em maio no MS




O CineCultura e a Associação dos Amigos do CineCultura realizam o Vídeo Índio Brasil 2008 de 24 a 31 de maio. O projeto acontecerá em três cidades sul-mato-grossenses: Campo Grande, Dourados e Corumbá. As inscrições para cineastas de todo o Brasil estão abertas. A coordenação da mostra está recebendo inscrições de filmes de curta, média e longa-metragem para compor a programação do Vídeo Índio Brasil 2008.


As inscrições deverão ser feitas através do envio dos seguintes itens:
- 1 cópia do filme em DVD;

- Documento assinado e datado com a autorização para exibição do filme no projeto;

- Anexo com as informações básicas do filme: ficha técnica, origem, sinopse, tempo de duração e etc.

As inscrições deverão ser enviadas via Correio até 18 de abril (sexta-feira), aos cuidados da Coordenação do Vídeo Índio Brasil 2008. O endereço é Avenida Afonso Pena, 5.420, sl. 24, Chácara Cachoeira – Pátio Avenida, Campo Grande/ MS, CEP: 79.040-010.


Sobre o Projeto


O Vídeo Índio Brasil é um desdobramento de O Cinema e o Índio no Brasil, uma mostra que movimentou a quarta edição do Festival de Cinema de Campo Grande de 2007. O objetivo foi apontar como os indígenas são "mostrados" pelo cinema brasileiro e qual é a relação entre os dois.


A exibição de longas-metragens (Brava Gente Brasileira, O Descobrimento do Brasil e 500 Almas) serviu de base para calorosos debates entre cineastas (como Joel Pizzini), intelectuais (Levi Marques, Marcos Terena, Yuri Matsunka, Hélio Godoy), índios da Associação Indígena Tumune Xe'Exaxapá Terenoé, de Campo Grande e público em geral.


O Vídeo Índio Brasil 2008 possui um horizonte amplo. Além de apresentar obras que revelam como o índio é retratado pelo cinema no Brasil, será realizada ainda a mostra O Olhar do Índio, que consiste na exibição de produções feitas pelos próprios indígenas (como o documentário Kalapalo Anfitrião do Kuarupa de 2006).


Haverá ainda o seminário A Imagem do Índio e a Oficina Básica de Cinema e Vídeo para jovens de comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. A intenção do seminário é incentivar o debate entre da comunidade sobre a situação indígena e a oficina serve para credenciar o próprio índio a fazer cinema.

Outras informações no site www.cinecultura.com.br, e-mail: cinecultura@terra.com.br e no telefone/fax 67 - 3027.5858

Nenhum comentário: