segunda-feira, 31 de março de 2008

Fundação de Cultura retoma Música MS a partir de abril


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) reinicia a partir de abril o projeto Música MS, que promove cursos gratuitos de violão e teoria musical para crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos, matriculados na rede pública.

Ao todo, 768 alunos de 20 municípios do Estado estão inscritos no projeto, que orienta os alunos na teoria musical, prática de instrumento, história da música e prática de música de câmara. Além das aulas teóricas e práticas os alunos fazem ainda atividades extras: oficinas, palestras e workshops com renomados professores, instrumentistas e compositores regionais e nacionais. Ao término do segundo módulo, deve acontecer um recital com os alunos do projeto, em todos os municípios envolvidos. O curso tem duração de dois anos, e cada módulo tem sete meses de duração.

O Música MS é desenvolvido pela Fundação de Cultura com o objetivo principal de dar formação musical básica aos alunos da rede pública, através da implantação de aulas de violão. "É uma oportunidade ímpar de desenvolver talentos e iniciar-se no mundo da música. O projeto representa também uma expressiva transformação na vida de muitos alunos, considerando que a cultura cumpre um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da população e no fortalecimento da cidadania", comentou Américo Calheiros, presidente da FCMS, na ocasião do lançamento do projeto.

Todo material utilizado pelos alunos durante o curso é disponibilizado pelo projeto, desde material didático individual (métodos, cadernos) a coletivos (estantes, violões, entre outros).

Além da Capital, que tem três unidades do Projeto, os municípios de Brasilândia, Caarapó (duas unidades), Cassilândia, Costa Rica, Itaquiraí, Jaraguari, Jardim, Laguna Caarapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia participam do Música MS.

Mais informações sobre o Música MS podem ser obtidas na gerência de Difusão Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através do Núcleo de Música, no telefone 3316-9171

Nenhum comentário: