segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vacinação contra gripe na capital vai até dia 10



A 15º Campanha Nacional de vacinação contra influenza de 2013 foi ampliada em Campo Grande e em todo território nacional por determinação do Ministério da Saúde. A vacina continua sendo aplicada nos postos de saúde, até o dia 10 de Maio. 

Os grupos a serem vacinados são crianças de seis (6) meses a menores de dois (2) anos; idosos acima de 60 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias pós-parto; indígenas aldeados; profissionais da saúde; doentes crônicos e a população privada de liberdade.

Campo Grande tem uma meta total de imunizar 131.370 pessoas. Os doentes crônicos e a população privada de liberdade não possuem meta estimada, pois conforme nota técnica do Programa Nacional de Imunizações, esta meta será estimada após esta campanha, visto que são grupos novos na campanha.

Influenza - A gripe é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, de grande interesse da saúde publica, devido ao seu potencial em levar à complicações graves e ao óbito, especialmente grupos de risco para as complicações desta infecção (crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e outras condições clinicas especiais).

A principal tecnologia disponível para a prevenção desta infecção é a vacina. A campanha anual, sempre realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nas pessoas vacinadas, e reduziu consideravelmente os gastos com internações e medicamentos para tratamento da gripe provocada pelo vírus da Influenza.

Nenhum comentário: