segunda-feira, 15 de abril de 2013

TJ MS vai implantar Circuito de Bem -Estar em Ponta porã


Pensando na melhora da qualidade de vida no trabalho do servidor do Poder Judiciário, a administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lança no dia 19 de abril o Circuito Bem-Estar, na Comarca de Ponta Porã, das 9 às 17 horas, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum.

A proposta faz parte do programa Qualidade de Vida e demonstra a preocupação da atual gestão com a saúde de seus colaboradores. De acordo com o presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, os servidores não precisam apenas de aumento de salário.

“Para estar bem no trabalho, o servidor deve ter boa saúde física, mental e financeira. O que vemos hoje são pessoas endividadas, estressadas e cansadas de lidar com situações que podem ser evitadas facilmente: bastam algumas orientações. Por estas razões, vamos lançar o circuito no interior. Já o fizemos na Capital em 2012 e Ponta Porã será nosso projeto-piloto no interior. Queremos levar esta proposta para outras comarcas e alcançar o maior número possível de servidores e seus familiares”, explicou o presidente.

Propiciar qualidade de vida também no trabalho não é proposta nova da Presidência. Em seu discurso de posse, Joenildo deixou claro que pretendia adotar ações envolvendo a saúde do servidor. “(...) Ao mesmo tempo em que encaro estas responsabilidades, vejo uma grande oportunidade de ser instrumento na execução de um projeto que satisfaz a alma, purifica o espírito e justifica a nossa missão e passagem por este mundo. (...) Entendo que devemos trabalhar de forma compartilhada com os meus colegas, com os juízes e com os servidores. Temos que administrar com um olhar mais amplo”.

Questionado sobre o lançamento da proposta em Ponta Porã, o juiz Mauro Nering Karloh, diretor do Foro, comentou que vê a oportunidade como uma valorização da comarca, que é importante para o Tribunal de Justiça. “Desejamos que este seja somente o pontapé inicial para outras medidas a serem adotadas”.

Na visão do juiz, a implantação do projeto demonstra que a administração deixa de se preocupar somente com o lado material, estrutural e passa a voltar seus olhos para os servidores, suas famílias e os colaboradores.

“Nas conversas que tivemos com os servidores, eles demonstraram bastante interesse no projeto e principalmente que algo desta natureza fosse desenvolvido pelo Tribunal de Justiça. Na verdade, eles ansiavam por uma proposta desta natureza. Era algo que se ressentiam de não ser feito com frequência. Agora, a administração vai suprir esta lacuna”.

Do lançamento do circuito em Ponta Porã devem participar servidores e familiares das comarcas de Ponta Porã e Amambai – ambas da mesma circunscrição – e para a solenidade serão montados diversos stands, abrangendo saúde bucal, física, mental, nutricional, entre outras.

A Cassems disponibilizará um espaço para orientações, aferição de pressão e exame de dosagem da taxa de glicemia. A Escola Judicial de MS (EJUD) e a empresa Vaccini também são colaboradores.

Estão programadas também diversas palestras. A odontóloga Cristina Loiácono falará sobre cuidados com a higiene bucal, a médica Ana Paula Martins dos Santos abordará o tema transtornos mentais e impacto social, com foco em depressão, o auditor do TCU Fernando Silveira Camargo tratará de aspectos da gestão financeira pessoal e a nutricionista do TJMS, Letícia Ferreira da Silveira, fará o monitoramento do Projeto Alimentação Saudável, em que servidores e magistrados são acompanhados em seus hábitos alimentares.

O lançamento está sendo aguardado com ansiedade pelos servidores do interior, que já deixaram clara a disposição de participar do evento, ao lado de seus familiares. Questionado sobre o que acha da proposta, o servidor Alan Ale Abdallah lembrou que há aproximadamente dois anos um servidor da comarca aposentou-se em razão de depressão e atualmente há dois casos de colegas que enfrentam a mesma doença, chegando a ficar longos períodos afastados em licença médica.

“Esta gestão tem nos permitido uma maior aproximação com o presidente do TJMS, basta ver o Fale com o Presidente; e agora essa proposta foi uma surpresa porque não é sempre que temos oportunidades assim. Acho que todos deveriam aproveitar ao máximo o que for disponibilizado”, comentou

Nenhum comentário: