domingo, 21 de abril de 2013

Pedestre,eu cuido será retomada no mês de maio


De 6 a 12 de maio, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) retoma o “Programa Pedestre, eu cuido!”, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), a Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e demais membroS do GGIT.

Partindo da análise das etapas anteriores do programa, técnicos do Detran-MS verificaram a necessidade de orientar e incentivar os pedestres a usarem o gesto de estender a mão para atravessar em segurança. “Nós visualizamos situações em que o pedestre atravessa próximo, mas não em cima da faixa, não faz o gesto demonstrando a intenção de atravessar e não espera os carros pararem para atravessar em segurança. Esse comportamento de risco é que vamos tentar modificar”, afirma a diretora de Habilitação de Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix da Silva.

Nesta etapa, a conscientização será de forma diferente. Técnicos do Detran-MS e da Agetran estarão descaracterizados em diferentes pontos da cidade, mostrando e incentivando as pessoas a atravessarem de maneira segura. “Queremos que as pessoas vejam os técnicos do Detran fazendo a travessia de maneira segura e façam igual. Isso porque percebemos que as pessoas têm receio de tentar a travessia segura”, explica o assessor de psicologia da Educação do Detran-MS, Renan Soares Junior. Paralelo a essa ação, haverá a fiscalização para o cumprimento da lei e o respeito ao pedestre. A Ciptran fará Blitz em pontos diferentes dos locais da abordagem de orientação.

Nenhum comentário: