quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cinema d(e)Horror abre temporada 2013



O projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, abre a temporada 2013 nesta quarta-feira (24), às 18h30, na sala Rubens Corrêa, do Centro Cultural José Octávio Guizzo com o filme nacional “VIPs”. A entrada para a exibição é franca.

Dirigido por Toniko Melo, VIPs (Brasil/2010/95min/12anos) é protagonizado pelo ator Wagner Moura nas figuras de Marcelo Rocha, Bizarro, Carreira, Henrique Constantino e outros e foi o grande vencedor do festival do Rio 2010.

O filme narra as peripécias de Marcelo Nascimento da Rocha, um rapaz que vive várias realidades ao assumir uma personalidade multifacetada ao longo de sua vida. A trama sugere a ideia de que Marcelo é filho de uma mãe solteira, mas vivera toda a sua infância na companhia de um pai imaginário, piloto de avião.

Dotado de uma inteligência fora do comum e talvez de uma baixa autoestima, no que se refere ao medo e à agonia de ser um “Zé Ninguém”, comum aos brasileiros de classe média-baixa, Marcelo é capaz de criar e assumir diversas identidades para alcançar sua ascensão social.

Uma das personalidades mais importantes vivenciadas por Marcelo foi a de “Carreira”, identidade que a personagem assumiu em um país de fronteira com o Brasil, quando conseguira um trabalho como piloto de avião (seu grande desejo) para uma equipe de tráfico de drogas.

Marcelo volta para a casa de sua mãe, depois de ser pego em flagrante pela polícia fazendo transporte de drogas na fronteira do país e conseguir, em seguida, escapar dos policiais. Em seguida elabora um plano ainda mais ousado: por meio de contatos, mudança na aparência e trambiques, Marcelo vai para uma festa de celebridades em Recife assumindo a identidade de Henrique Constantino, herdeiro da empresa aérea Gol.

Assumindo a máscara de Constantino, Marcelo acaba sendo o centro das atenções dessa grande festa (por conseguir se passar pelo patrocinador do evento). Silvia, (encenada pela atriz Gisele Fróes), rotulada como louca pelas celebridades presentes na festa, é quem acaba descobrindo e revelando a farsa de Marcelo.

Apesar de Silvia apontar que Marcelo precisava de ajuda, a personagem acaba sendo presa e criando, dentro da prisão, uma outra identidade. É interessante observar que, ao longo do filme, o próprio Marcelo acaba se confundindo, vivendo e acreditando em suas tramas.

O projeto Cinema d(e) Horror está em seu sexto ano e é administrado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e por Carol Sartomen, mestra em Estudos de Linguagens da UFMS e mediadora dessa edição.

Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

Nenhum comentário: