Folha.com
A temporada de verão 2014 do Fashion Rio começa nesta segunda-feira (15), às 19h, na Marina da Glória. O evento acontece num momento bastante específico para a moda brasileira: enquanto grupos e algumas grifes vivem momentos de expansão, outros enfrentam a sombra da crise financeira que atinge boa parte da indústria.
Duas estreias ajudam a entender esse momento. Por um lado, a rede Maria Filó, grande sucesso nos shoppings entre a clientela jovem, entra para o line-up. A marca comprou a grife Filhas de Gaia, da dupla Camila Calmon e Renata Sales.
A Filhas de Gaia, que já fazia parte do evento, é especializada em moda festa e queridinha entre um certo grupo de socialites e candidatas a moderninha do circuito Leblon. Deve passar por uma mudança de estrutura e de melhoria de produto.
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Modelo desfila coleção verão 2012/2013 para grife Poko Pano no Fashion Rio
Já a Iodice deixou a SPFW e tenta reestruturar seus negócios a partir da vitrine oferecida pela plataforma carioca. A ideia é que o estilo sexy da grife consiga brilhar mais num evento que "combina" mais com essa estética e sabe exportá-la mais claramente.
Correndo à frente disso, vem, é claro, a moda praia, com os desfiles de Blue Man, Triya, Salinas e Lenny.
A Lenny, marca-símbolo do luxo praiano carioca, vive um bom momento. A grife é uma das participantes do projeto Le Brésil Rive Gauche - ação do magazine de alto luxo Le Bon Marché, em Paris, que até o dia 22 de junho pretende promover a cultura brasileira por meio da venda de produtos de 120 marcas nacionais.
Já a Blue Man, que vive uma fase positiva graças ao revival da estética que a consagrou sobretudo nos anos 80, faz um intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil. As estampas misturam pássaros, frutas, azulejos e arquitetura barroca. As criações para o próximo verão serão apresentadas amanhã no Palácio São Clemente, em Botafogo, onde está instalado o consulado português.
VAIVÉM
A estilista Patricia Viera, especialista em couro, e que nos últimos anos desfilava no Fashion Business, volta ao line-up.
O Fashion Business, salão de negócios da empresária Eloysa Simão, não acontecerá mais. Eloysa criou o Fashion Rio, mas deixou a direção do evento depois que a marca foi vendida ao grupo InBrands, que botou Paulo Borges, diretor da SPFW, no lugar da empresária.
O mundo, especialmente o da moda, porém, dá voltas. Eloysa e Paulo deixaram de lado os atritos do passado e juntaram forças. A nova e poderosa dupla organizará o Salão Bossa Nova de Moda e Negócios, que ocorre entre os dias 14 e 17 de maio.
O Rio-à-Porter, evento de negócios de Borges e que ocorria paralelamente ao Fashion Rio, também deixa de acontecer com o novo acordo.
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Veja a programação dos defiles do Fashion Rio:
15 de abril
19h - 2nd Floor 20h30 - Filhas de Gaia 22h - Alessa
16 de abril
12h - Blue Man 18h - Maria Filó 19h - Coven 20h30 - Iódice 22h - Espaço Fashion
17 de abril
17h - Andrea Marques 18h - Sacada 19h - Oh Boy 20h - Cantão 21h - Lenny Niemeyer 22h - TNG
18 de abril
12h - Patrícia Viera |
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Fashion Rio começa nesta segunda feira
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