quarta-feira, 17 de abril de 2013

FCMS inaugura exposição DNA na galeria Wega Nery nia 23



A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura na próxima terça-feira (23 de abril), às 19h30, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a exposição de artes “DNA”, do artista plástico Wagner Thomaz.

A mostra “DNA” abre a temporada de exposições de 2013 da Galeria Wega Nery e é irmã gêmea da série “Pequenos Ventos”. Fazem parte do mesmo estudo, onde Mercado Municipal de Campo Grande e a Fazenda Pontal, no município de Aquidauana, fornecem material para produção fotográfica.

Cada imagem e composição têm interferência da tecnologia, onde o artista intensifica, destaca e expressa sua ótica a partir da saturação da cor. A cor delimita, forma, define. A cor determina fronteiras, estabelece limites, desenvolvendo um trabalho do barroco ao pop na mesma imagem.

“Quando penso em fotografia vem à lembrança fotos em preto e branco, pequenas, com bordas recortadas, imagens antigas, verniz quebrado, no verso a bela grafia indicando local, data, um recado afetuoso, algo bom. Na busca do DNA que caracteriza cada imagem, fiz uma imersão cultural e antropológica no Mercado Municipal de Campo Grande. Com a cor consigo propor e ver figura e fundo, camadas, veladuras, transparências... O claro e o escuro, o contraste é agudo, daí as manchas organizadas”, comenta o artista.

Wagner Thomaz é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, arquiteto e urbanista graduado pela Anhaguera-Uniderp. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas. Em janeiro participou do workshop "Questões da Arte Contemporânea", ministrado por Divino Sobral, em Cuiabá (MT). Em março fez o Intensivo Kameraphoto Coletivo em Fotografia Europeia, que ministra cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) com Guillaume Pazat e Martim Ramos. Participa atualmente como membro de um grupo de estudo em Arte Contemporânea vinculado ao MAM (SP) com o professor Pedro França.

As exposições da Galeria Wega Nery têm a proposta de divulgar a produção artística contemporânea tanto local como de outros estados, dando visibilidade para artistas iniciantes ou consagrados, que desenvolvam trabalhos em harmonia com as linguagens atuais da arte.

Serviço: A exposição permanece aberta ao público até 17 de junho. Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: