terça-feira, 16 de abril de 2013

nstituto ALL leva literatura e teatro para criança



O Instituto ALL de Educação e Cultura realiza mais uma ação em benefício das comunidades onde atua, o ‘Projeto Viajando com Monteiro Lobato’, que tem como objetivo levar literatura e teatro às diversas comunidades. Com o projeto, o Instituto ALL, criado pela América Latina Logística para beneficiar as comunidades próximas à ferrovia, pretende ampliar sua atuação, com um número cada vez maior de cidades e comunidades beneficiadas. O projeto visita, até o fim do ano, 22 cidades brasileiras, entre elas, o município de Aquidauana.

As apresentações acontecem em um caminhão itinerante especialmente adaptado, que conta com estrutura completa: palco, camarim e sistema de som. Tendo como ação principal uma peça teatral ligada às obras do escritor infantil Monteiro Lobato, os atores que interpretam personagens do Sítio do Picapau Amarelo, convidam o público a interagir sobre assuntos relacionados à ética, cidadania e à preservação do meio ambiente.

A peça é encenada por quatro educadores – um mediador e três caracterizados de Cuca, Tio Barnabé e Visconde de Sabugosa, personagens do Sítio do Picapau Amarelo, uma das obras mais conhecidas do escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Direcionada para crianças e adolescentes entre 08 e 15 anos matriculados na rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social, o projeto busca despertar o interesse pela leitura, música e teatro. As atividades desenvolvidas estimulam a criatividade, a escrita e a expressão verbal, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensar e refletir através do acesso à educação e cultura.

O projeto, aprovado pela Lei Rouanet, via Ministério da Cultura,está previsto para chegar em MS no mês de outubro e conta com o patrocínio da ALL – América Latina Logística e do Banco Itaú.

Nenhum comentário: