terça-feira, 30 de abril de 2013

Festival América Sul começa amanhã em Corumbá


Com homenagem ao Rio Paraguai, suas histórias e personagens, a 10ª edição do Festival América do Sul reúne a partir de 1º de maio, Dia do Trabalhador, grandes shows musicais, dança teatro, artes plásticas, cinema e literatura. O evento considerado o maior Festival de cultura latina do continente segue até o dia 5, em Corumbá.

A abertura, marcada para às 19h do dia 1º, no Palco das Américas, além do artesanato, fotografia e artes plásticas prestará homenagens a cinco personagens do Rio Paraguai: João de Arruda Pinheiro, pioneiro no transporte de carga, gado e pessoas em lanchas pelo rio; Wilson de Oliveira, acordeonista do grupo Alma Chamamezeira; Josefina Alves Ribeiro, símbolo da resistência cultural da etnia guató; Ivone Torres, mentora da festa de São Pedro e Rubén Bareiro Saguier, ensaísta e poeta que trata o rio Paraguai como grande tema de suas obras.

No dia 1º também acontece a abertura da feira do artesanato com mostra da Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Uruguai, Argentina, Mato Grosso do Sul, Distrito federal e Goiás, no pavilhão dos Países, na praça Generoso Ponce; a abertura da exposição “Entripóvus” do artista plástico, Daltro, onde 11 telas em acrílico representam a dinâmica arquetípica dos povos latino-americanos de raízes ameríndia, africana e européia; a abertura das exposições “Oratórios - A espiritualidade na América Latina” e “América do Sul: Paisagens e Fragmentos”; além dos shows de Wilson de Oliveira e Geraldo Espíndola.

Para fechar o primeiro dia, às 22h, no palco das Américas, acontece o show de três grandes nomes do samba brasileiro: Neguinho da Beija-Flor, Noca da Portela e Adilson Bispo, que formam os Bambas do Samba. Durante a apresentação um repertório cheio de sucessos e sambas enredo. É a primeira noite do festival, com grande estilo e muito samba no pé.

Nenhum comentário: