segunda-feira, 29 de abril de 2013

Grupo de Campo Grande vence Breaking CG Urban Champ 2013


O campeonato de dança urbana “Campo Grande Urban Champ 2013” - realizado no sábado (27), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS), atraiu dançarinos e grupos dos estados de MS, MT, PR e SP. As batalhas demonstraram o talento de cerca de 200 inscritos, dentre eles o grupo Star Break, de Campo Grande, que desbancou a equipe Meta Crew e foi o grande vencedor da categoria Crew – grupo até cinco integrantes.

Formado em 2002, no bairro Nova Campo Grande, na Capital Sul-mato-grossense, a crew acumula resultados positivos e conta que se preparou muito para o festival: “O nosso foco não era a premiação em dinheiro nem o primeiro lugar. Claro, que sempre se quer ganhar, mas o objetivo final era mostrar que evoluímos e buscamos qualidade dentro do que fazemos”, conta o diretor do Star Break, Nildo Leite da Silva - mais conhecido como b-boy Sulan, que também atua no Projeto Força Jovem.

Para avaliar os grupos, um júri especial foi escolhido a dedo, nomes como André Rockmaster – percursor do house dance no Brasil, coaching do maior b-boy brasileiro (Neguim) e, coreógrafo e orientador de crews; B-boy Klésio – vencedor do programa “Vai Dançar” – Multishow; e B-boy Luka – integrante do grupo Bioallstars, e que recentemente representou o Brasil no evento "Raw Circles 2013", na Bélgica, entre outras competições nacionais e internacionais de breaking. 

“A técnica dos b-boys e dançarinos que vimos no CG Urban é muito bem trabalhada. Sugerimos que eles comecem a buscar outros conhecimentos, como fundamentos de outros estilos, expressões e mesmo descobertas da própria capacidade corporal”, aponta André Rockmaster, um dos jurados.

Nessa linha de pensamento, os jurados também ministrantes de workshops gratuitos realizados no domingo (28), pelo festival, propuseram exercícios e dinâmicas que estimulassem esses resultados: “Dançarino é um artista, tem que ter a visão de tudo. É preciso sair da zona de conforto para inovar aquilo que já existe e mostrar na dança o que realmente só pertence a você: sua personalidade”, explica B-boy Luka, para cerca de 30 alunos, durante seu workshop.

Em sua segunda edição, o CG Urban Champ começa a ganhar visibilidade no Estado de MS, relata o organizado por Márcio Oliveira - diretor e coreógrafo do grupo Soul Guetto. Ele esclarece que em 2011 o festival foi realizado dentro do MS Street Dance Fest e que, com o apoio do grupo Funk-se, conseguiu força para separado, poder valorizar e incentivar ainda mais os artistas da dança urbana. “Ficamos satisfeitos com o público e com o respeito a essas modalidades de dança. Agradeço a todos que prestigiaram o evento e agora, o objetivo é trabalhar para o que o próximo seja ainda melhor”, finaliza Oliveira.

“Nunca tinha visto e adorei. Confesso que tinha certo preconceito, mas assistindo as competições, vi que é um trabalho artístico e pretendo voltar nas próximas edições”, comenta Maria Beatriz da Silva, 45, comerciante.

CG Urban Champ 2013 – O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de abril, contou com patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FMIC, Fundação Municipal de Cultura – Fundac, e Prefeitura de Campo Grande. Além disso, também apoiaram o festival, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul - FCMS e Governo do Estado de MS.

A premiação em R$5 mil foi distribuída nas categorias Crew, dupla e individual (breacking e danças urbanas). “Como ganhar um festival não importa. Como ser um bom dançarino? Sendo humilde, disciplinado e com amor pelo o que faz”, afirma o B-boy Klésio, também jurado e ministrante de workshop no CG Urban Champ.

Confira abaixo, todos os vencedores:

Crew

Star Break

Dupla

Popping – Irineu e Matheus Chiclete

Wacking – Tinho Sherman

Hip Hop – Diogo e Pintcher

Breaking – Guilherme e Cabral (b-boys)

Individual 

House – Ester Queiroz

Popping – Matheus Chiclete

Wacking – Tinho Sherman

Hip Hop – Pintcher

Breaking – Will Dênis (b-boy)

Nenhum comentário: