quarta-feira, 30 de março de 2011

UEMS oferece mais de 200 bolsas de iniciação cientifica

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebe de 4 de abril a 9 de maio, as inscrições para os acadêmicos interessados em participar do programa institucional de bolsas de iniciação científica. Ao todo, a instituição oferece 220 bolsas, sendo 42 concedidas por meio do CNPq e as 178 restantes pela própria UEMS, todas com validade entre agosto de 2011 e julho de 2012.

A Universidade divulgou ainda um edital para seleção de bolsistas direcionado exclusivamente para estudantes que entraram na UEMS na condição de cotistas. São 16 bolsas destinadas àqueles inscritos nas vagas para negros e indígenas.

Para participar, o candidato às bolsas precisa estar regularmente matriculado na UEMS; não possuir mais do que três reprovações nos dois últimos semestres ou no último ano cursado; não possuir vínculo familiar de qualquer espécie com o orientador; estar adimplente com a divisão de pesquisa e possuir currículo lattes atualizado em 2011. No caso das bolsas do CNPq, aluno não pode ter nenhuma reprovação nos dois últimos semestres ou no último ano cursado.

Caso o aluno já tenha sido contemplado com bolsa de Iniciação Científica nos dois editais anteriores, este deverá apresentar comprovante de trabalho científico aceito ou publicado em pelo menos um evento externo à UEMS, ou ter submetido, conjuntamente com seu orientador, pelos menos um trabalho em revista científica especializada.

As submissões das propostas deverão ser feitas exclusivamente pelos orientadores através do preenchimento do formulário eletrônico disponível no endereço www.uems.br/propp/conteudopesquisa/cadastro/ , até o dia 9 de maio. Para ser aprovada, a proposta precisa alcançar a pontuação mínima de sete.

As propostas de bolsas serão avaliadas de acordo com três critérios: Contribuição ao aprimoramento científico do aluno (de 0 a 3 pontos); coerência entre objetivos e a metodologia proposta, clareza e adequação ao nível iniciação científica (de 0 a 5 pontos); exequibilidade do cronograma apresentado (ações podem ser desenvolvidas no tempo previsto?) (de 0 a 2 pontos)

De acordo com o edital, a data prevista para homologação da classificação final do processo seletivo será no dia 6 de julho.

Nenhum comentário: