segunda-feira, 14 de março de 2011

Novos Pontos de cultura ganhan kits musicáis e de literatura

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza a doação de kits musicais e de literatura, integrados por CDs, DVDs e livros patrocinados por recursos próprios da instituição e pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS).

A entrega do material acontece no próximo dia 15, às 9 horas no Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no prédio do Memorial da Cultura.

Serão beneficiados com os kits os seis pontos selecionados no terceiro edital de seleção para Pontos de Cultura, que são ações prioritárias e o ponto de articulações das demais atividades do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (Minc), em parceria com os estados. Em Mato Grosso do Sul foram selecionados 30 Pontos de Cultura por meio de edital conveniado com o Minc. Cada ponto receberá 180 mil reais para realizar os projetos, sendo que 60 mil reais são recursos do Estado.

Os Pontos de Cultura são elos entre a sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.

O projeto Sapicuá Pantaneiro, um dos selecionados para ser um Ponto de Cultura, tem uma grande importância na região pantaneira para a cultura, a educação e a perspectiva do meio ambiente, pois uni as gerações em torno da arte e da educação, além de valorizar a cultura pantaneira.

“A entrada do Ponto de Cultura é fundamental para a continuidade do Projeto, por entrar, neste momento, com toda uma infraestrutura necessária pra que as ações do Sapicuá aconteça, nos dando total condições para trabalhar e levar nosso projeto adiante”, avalia Cláudia Medeiros, coordenadora do projeto.

Os Pontos de Cultura

Além do Sapicuá, foram selecionados ainda os projetos “Ponto de Cultura da Colônia Paraguaia”, “Gibiteca Mais Cultura”, “Fundação Nelito Câmara”, “Pajaro Campana” e “Anima Bonito”

Ponto de Cultura da Colônia Paraguaia (Campo Grande)

A Associação Colônia Paraguaia entende que a cultura paraguaia e suas tradições têm grande influência no Estado de Mato Grosso do Sul. O Ponto vai promover e desenvolver a arte teatral, ministrar oficinas das línguas Guarani e Espanhol, oficinas de músicas, dança, artesanato, culinária e formação em mídia. Inclusão da arte no processo educacional da criança e do jovem e com atenção nos idosos.

Gibiteca Mais Cultura (Campo Grande)

A Sociedade Comunitária Gibiteca, em funcionamento desde 1995, vai incentivar a leitura, a escrita, a cidadania de crianças e adolescentes por meio da Seu Ponto de Cultura. Como área predominante pretende desenvolver o artesanato, as culturas indígenas e afro-descendentes, trabalhar a inclusão digital com desenvolvimento de novas tecnologias, jogos eletrônicos, teatro, dança, literatura, biblioteca de gibis e museu do gibi.

Fundação Nelito Câmara (Ivinhema)

A Fundação Nelito Câmara dará continuidade às suas ações na área da dança, música e teatro, desenvolvidas desde 2005. A fundação vai implementar oficinas, palestras e mostras culturais nas áreas de música, teatro, audiovisual e cultura digital, além de promover ações sócio educativas que busque o desenvolvimento lingüístico e crescimento intelectual de jovens e adultos.


Pajaro Campana(Amambaí)

A Associação Cultural Amambaiense já atua nas atividades culturais no município e pretende, com o Ponto de Cultura, aprimorar as atividades com ensino do desenho artístico, modelagem com ênfase na questão da História, Cultura e tradições encontradas na região. O público alvo são estudantes da rede pública de ensino, jovens adultos e crianças em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda.

Sapicuá Pantaneiro (Aquidauana)

A Associação Planeta Pantanal cria, com o Ponto de Cultura, um núcleo de produção artesanal de lã de carneiro, faixa paraguaia, couro e cerâmica. O Ponto tem relevância sócio-cultural pois desenvolve integralmente a geração de renda e valorizar a cultura popular pantaneira. Pretende ainda, capacitar homens e mulheres pantaneiros, por meio do artesanato, curso de vídeo e criação.

Anima Bonito (Bonito)

A Associação Amigos do Brazil Bonito já trabalha com a capacitação artesanal, geração de renda, com reaproveitamento e reciclagem e programas de educação ambiental. Com o Ponto de Cultura formará núcleo regional de registro de ações culturais e expressões artísticas com os jovens da região. Vai criar um centro de capacitação para as diferentes áreas da produção, programas e obras audiovisuais com foco no cinema de animação.

Serviço

Museu de Arqueologia da UFMS

Av. Fernando corrêa da Costa, 559 – 1º Andar

Nenhum comentário: