terça-feira, 22 de março de 2011

Projeto Multiplicadores propoe consumo consciente da água

A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, por meio do Projeto Multiplicadores, propõe uma reflexão para o consumo sustentável, em especial no Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22).

Dicas dos multiplicadores MS para apoiar e divulgar hábitos e atitudes de consumo responsável para economizar água:



Evitar vazamento de água e torneira pingando em casa;
Limitar o tempo do banho. Fechar o chuveiro enquanto se ensaboa;
Não escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta;
Usar a máquina de lavar sempre com a carga máxima;
Ao comprar máquina de lavar roupa ou de lavar pratos, verifique no manual o consumo de água do produto;
Verifique sempre se há vazamento no sistema de descarga;
Usar balde em vez de mangueira para lavar o carro;
Usar a vassoura em vez de mangueira para limpar o quintal e a calçada;
Não regar as plantas em excesso nem nas horas quentes do dia ou em momentos de muito vento.


Multiplicadores



O Projeto Multiplicadores é uma iniciativa da Diretoria da Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro). A proposta é estimular o desenvolvimento da cidadania e conscientizar os participantes a atuarem como indutores no processo de educação para o consumo responsável.



Ano passado, a AEM/MS realizou o Curso de Formação de Multiplicadores em

Educação para o Consumo Sustentável (CFM) nas cidades de Dourados, Campo Grande e Três Lagoas, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).



O Projeto em Mato Grosso do Sul já formou aproximadamente 700 multiplicadores de educação para o consumo consciente. Foram debatidos assuntos sobre saúde e segurança, meio ambiente e consumo, publicidade e ética no consumo, além de direito do consumidor.

No módulo meio ambiente e consumo são abordados temas como água, lixo, poluição do ar, energia, reciclagem, desmatamento, entre outros. “Contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel como consumidores participativos é o principal objetivo do curso, que além de oferecer diversos módulos, sugere uma série de atividades capazes de estimular o debate sobre o tema do consumo”, explica a gestora regional do Multiplicadores, Kátia Facina.


Premiação

Em novembro de 2010, A AEM/MS foi vencedora na categoria Gestão do 1º Prêmio Nacional de Avaliação da Conformidade (PNAC), do Inmetro. O trabalho premiado intitulado “Multiplicadores em Educação para o Consumo Sustentável - Disseminação da Avaliação da Conformidade” é de autoria do Diretor Presidente da AEM/MS e Coordenador Regional do Projeto Multiplicadores, Sérgio Maia e da Gestora Regional, Kátia Facina. A premiação aconteceu no auditório do Centro Operacional do Inmetro localizado em Xerém, Duque de Caxias/RJ.

Nenhum comentário: