domingo, 20 de março de 2011

Parcerias entre FCMS e FUNDAC promove semana do teatro

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de suas Fundações de Cultura (FCMS e Fundac), Câmara Setorial de Teatro e Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro (Fesmat), promove de 22 (terça-feira) a 27 de março (domingo) a Semana de Teatro, evento em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março).

O evento acontece no Teatro de Arena do Horto e conta com várias apresentações teatrais para todos os públicos. Na abertura da Semana do Teatro (dia 22, às 19 horas) será apresentada a peça “Incontornáveis – Um teatro de incoerência e horror”, do grupo Mercado Cênico, voltada para o público adulto.

No dia 23 (quarta-feira), às 15 horas, acontece a peça “Sob Controle” (Livre) do grupo Flor e Espinho, e às 20 horas, a peça “Arte de Quinta” (Adulto), do Grupo Adote.

Na quinta-feira (24) duas peças serão encenadas no Teatro de Arena: às 9 horas, ”El Magnifíco Duelo” (Livre), do grupo Desnudos Del Nombre; 15 horas “Tekoha-Ritual de vida e morte do deus pequeno” (Adulto), do Teatro Imaginário Maracangalha, e a partir das 19 horas, o lançamento do livro “Vozes do Teatro”, no Memorial da Cultura.

Sexta-feira (25), às 9 horas, “O Rei que Não Sabia Rir” (Grupo Identidade Teatral), e 15 horas, “O Sapo Encantado e outras histórias” (Grupo Teatral Unicórnio), são as apresentações infantis. Para os adultos, às 20 horas, “Não é Festa de Criança!”, com Juan e Thibau.

Cinco peças fecham a Semana do Teatro. Sábado, 10h30, “O Arco-Íris” (Grupo Prisma); 15 horas, “De palhaço e Lobo Todo Mundo tem um Pouco” (Grupo Arte Riso) e 20 horas, “Os Corcundas” (Circo do Mato), livre para todos os públicos. Domingo, às 15 horas, a peça infantil, “A Princesa Engasgada” (Teatral Grupo de Risco), e às 20 horas, o espetáculo adulto “Socorro Minha Casa é uma Comédia” (Grupo Palco) encerram a semana de comemoração.

Para Roberto Figueiredo, presidente da Fundac, a Semana do Teatro é um importante movimento cultural, que conta com uma participação expressiva dos grupos teatrais de Campo Grande. “São apresentações com um grande envolvimento de setor teatral. Buscamos atender democraticamente todos os grupos que quiseram participar da Semana. É o acolhimento ao teatro que a Cultura proporciona neste evento”, explica.

Já Américo Calheiros, presidente da FCMS, enalteceu a importância da parceria para a realização do projeto: “A parceria estabelecida com a Fundac e os setores organizados do teatro, em Campo Grande, nos possibilitou uma programação rica e extensa como esta, e que contribui, sobremaneira, de forma gratuita, com a aproximação da população à arte teatral.

Além da Semana do Teatro, a FCMS lançou, ainda no mês de março, dois editais voltados à área teatral, o Edital de Seleção para o 12º Festival de Bonito e o Edital do Circuto Sul-Mato-Grossense de teatro (disponíveis no site da FCMS (www.fundacaodecultura.ms.gov.br). No dia 24 (quinta-feira) a FCMS lança, no Memorial da Cultura, o livro “Vozes do Teatro”, que reúne, na obra, grandes nomes do teatro sul-mato-grossense.

Nenhum comentário: