terça-feira, 15 de março de 2011

Capital vai ganhar primeiro Centro de Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês será inaugurado pela prefeitura de Campo Grande no dia 22 de março, às 14h, em uma área localizada às margens do córrego Soter (rua Corveta, 141, Carandá Bosque). A estrutura do Centro será composta por um auditório, a casa sustentável, uma trilha ecológica, além de um espaço para a realização de oficinas.

“Nosso projeto é transformar o Centro de Educação Ambiental num local de vivência, experimentação, para não ficarmos só na teoria. Queremos sensibilizar as pessoas para a questão ambiental”, esclarece Juliana Casadei, Chefe da Divisão de Políticas Sustentáveis da Semadur.

O auditório terá capacidade para cerca de cem pessoas e servirá para a realização de cursos, palestras e reuniões técnicas. A trilha ecológica será orientativa e interativa, com jogos e brincadeiras voltados para a educação ambiental. Pela trilha as pessoas vão ter acesso a um ponto de observação do córrego Soter.

A casa sustentável, como o próprio nome diz, foi construída com materiais sustentáveis, tais como: resíduos da construção civil (tijolos e telhas), pneus reciclados (piso), resíduos da marmoraria (pintura), aquecimento solar e tratamento biológico do esgoto. “Objetivamos mostrar que existem técnicas e produtos sustentáveis que podem ser utilizados e não vão necessariamente aumentar o custo da obra”, completa Juliana.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) planeja transformar o galpão do CEA num espaço para a realização de atividades práticas de educação ambiental. A idéia é organizar oficinas para um público diverso, que inclui técnicos, estudantes, donas-de-casa e moradores do entorno da região.

Após a inauguração, o Centro de Educação Ambiental Polonês (que recebeu este nome por ocupar a área que abrigava, no passado, o Matadouro do Polonês) funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, com visitas agendadas por telefone.

Nenhum comentário: