terça-feira, 29 de março de 2011

JAMS realiza encontro com alunos do Senac na capital

É de domínio público a importância da educação para o desenvolvimento de uma sociedade.

No entanto o que pouco se percebe é o roteiro no qual a educação se escora, e determina suas novas formas de ação.

Em busca de um paradigma mais fiel às demandas da atualidade, a Junior Achievement de Mato Grosso do Sul – JAMS apresentou para mais de 160 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, seu modelo de educação prática em economia e negócios voltado ao despertar do espírito empreendedor nos jovens.

O evento que aconteceu, na terça-feira (22), no auditório do SENAC serviu como uma breve palestra sobre dois dos 14 programas realizados pela entidade no Estado, o Miniempresa e Liderança Comunitária.

De acordo a gerente do SENAC, Jordana Duenha, esse encontro trouxe para mais perto dos estudantes um caminho que eles a muito tempo buscavam. “Já vi vários estudantes que me procuraram querendo uma educação mais empreendedora, digo, mais direcionada para a realidade de uma empresa.

Com a vinda da Junior Achievement pudemos mostrar que existe um caminho onde se pode alinhar educação e empreendedorismo.”

Segundo presidente do Conselho Diretor da JAMS, o Diretor Superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, palestrante da noite, a entidade representa uma oportunidade especial de crescimento à quem investe na ideia, pois, de acordo com Mendonça, a experiência da JAMS coloca o jovem próximo da vivência empresarial, ou seja, o ensina a assumir riscos, tomar decisão, solucionar problemas.

“A Junior Achievement desempenha papel importante, porque proporciona aos jovens esse conhecimento empresarial; os auxilia na compreensão de sua função na sociedade, ressaltando através do trabalho voluntário a responsabilidade de cada um, nos aspectos sociais, educacionais e ambientais”, completa.

Conheça os programas JR Achievement

Introdução ao Mundo dos Negócios

Introdução ao Mundo dos Negócios fornece informações práticas a alunos do 6º ano* sobre a organização e a operação de negócios em um mercado de livre iniciativa. O Programa é desenvolvido em sala de aula, através de 5 encontros semanais de 45 minutos.

Economia Pessoal

Economia Pessoal ajuda alunos do 8º ano* a entender seus interesses e suas habilidades pessoais, a explorar opções de carreira e descobrir o valor da educação. Eles também aprendem sobre orçamentos, gerenciamento financeiro pessoal e familiar e as vantagens e desvantagens do uso do crédito. O Programa é desenvolvido em sala de aula, através de 10 encontros semanais de 45 minutos.



As Vantagens de Permanecer na Escola

As Vantagens de Permanecer na Escola apresenta os benefícios da escola aos alunos do 9º ano*, através de cinco momentos, que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate. O Programa é desenvolvido em sala de aula, através de cinco períodos de 45 minutos consecutivos (um turno).



Vamos Falar de Ética

O Programa Vamos Falar de Ética leva aos jovens do Ensino Médio reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, contribuindo para a melhor compreensão de seu papel como cidadãos. Tem duração de cinco horas/aula e está dividido em cinco módulos de aproximadamente uma hora/aula cada. Esses módulos acontecem dentro da sala de aula e podem ser realizados de maneira sequencial, em apenas um turno, ou em cinco encontros semanais.



Miniempresa

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.



Sobre a Junior Achievement



A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada.

"A Vida é um Caminho, não um Destino e Você é o Arquiteto do seu Caminho". Esta é a filosofia da Junior Achievement, que acredita na capacidade e potencialidade do ser humano e incentiva os jovens a adotar responsabilidade pelos próprios destinos, determinação de objetivos específicos, realistas e ambiciosos, atuação na busca das metas, coragem para correr riscos, perseverança e confiança em si próprios.

O objetivo da Junior Achievement é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.





Junior Achievement Mato | Grosso do Sul



Empresas Mantenedoras

SEBRAE, SENAC, SESI, SENAI, GERDAU, CNA São Francisco



Empresas apoiadoras

Contexto Mídia, Futura Comunicação & Marketing, Gráfica Pontual,

AVL Contabilidade, Roteiro MS, City Garden, FIEMS Najule Interiores, La Riviera Buffet, Shopping CGde, Republica Universitária, Strike Boliche

Nenhum comentário: