quarta-feira, 16 de março de 2011

FCMS comemora Dia do Bibliotecario com lançamento de guia

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), em parceria com Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região (CRB1), Associação Profissional de Bibliotecários de Mato Grosso do Sul (APB/MS) e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul (SEBP/MS), realizam o lançamento “Guia do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul”, amanhã (17) às 19h, no Auditório da Unimed.



O Guia do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul tem listado 86 bibliotecas, sendo que há, ao menos, uma em cada um dos 78 municípios do Estado. Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Sheila Radich, Isso é um avanço para a cultura sul-mato-grossense, rica em escritores e carente de leitores, por falta de um espaço público para leitura. “Este guia demonstra o avanço que o Estado tem dado na implantação de salas de leitura e na manutenção das bibliotecas em Mato Grosso do Sul”, enfatiza Radich.



Já para o presidente da FCMS, Américo Calheiros, o desafio agora é dinamizar esses espaços e motivar as comunidades a utilizá-los cada vez mais, formando leitores e mais adeptos às salas de leitura em nosso estado.



Dia do Bibliotecário

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.



Manuel é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil.



Serviço

Auditório da Unimed

Rua Goiás, 685 (esquina com Rua da Paz)

Nenhum comentário: