sexta-feira, 25 de março de 2011

Projeto Teatral Goiano chega a capital

A companhia Nu Escuro traz a Campo Grande o projeto “De dentro do centro”, que promove a circulação do repertório do grupo teatral pela região central do Brasil.

Os espetáculos apresentados na cidade são “O Alienista”, nos dias 01 e 02 de Abril, às 20h, no Teatro Glauce Rocha e “Carro Caído”, dia 03 de Abril, às 19h, na Feira Central. A entrada é franca.


O Projeto “De dentro do Centro” tem como proposta, promover a circulação gratuita do repertório da Cia Nu Escuro por Goiás e pelos estados de sua fronteira - Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - e também pelo Distrito Federal. São cinco espetáculos distintos, que se revezam entre as cidades participantes.

Em Campo Grande, a Cia apresenta “O Alienista”, que transpõe da literatura para o palco um dos mais conhecidos contos de Machado de Assis, o qual tem como tema a Loucura.

A obra possui um amplo sentido questionador, debatendo o que a sociedade rotula sobre o que é normalidade, o que está fora do padrão e como deve ser tratada essa marginalidade.


A proposta do diretor Hélio Fróes foi de utilizar o texto do Machado de Assis como um provocador do trabalho de criação dos atores, buscando produzir um caleidoscópio de informações visuais e verbais em um ritmo inquieto e instigante, onde a qualquer momento o público possa ser surpreendido por estas provocações.


A segunda apresentação da Cia Nu escuro é a peça “Carro Caído”, uma adaptação livre de um conto popular homônimo, recolhido por Câmara Cascudo, que trata da questão da cultura do homem do sertão. Conta a estória de um carreiro, Rubião, que possuía uma grave mania de falar nome feio (do Tinhoso) junto com nome Santo.

Mesmo tendo sido alertado do mau agouro que poderia acometê-lo, continuava com os xingamentos. Até que um dia, ele é surpreendido pela visita do Coisa Ruim, o Tinhoso, que o leva para o inferno.
A proposta desse espetáculo foi iniciativa do ITS - Instituto Trópico Sub-úmido, da Universidade Católica de Goiás. Foi criado, em outubro de 2000, para ser apresentado durante as comemorações da semana do folclore, na Cidade Cenográfica - Museu Memorial do Cerrado.


Além das apresentações, o projeto objetiva criar um meio efetivo para consolidar o diálogo, a troca de experiência e de técnicas cênicas entre os grupos dessa região do país, através de vivências e do intercâmbio. Para tanto, recebe financiamento pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.


A Cia Nu Escuro
A companhia de teatro Nu Escuro tem 14 anos de estrada, sua sede está em Goiânia. A Cia mescla as linguagens para melhor servir ao público. Faz teatro em ruas e praças, ginásios e palácios, galpões e teatros.

Acredita no público como um parceiro na construção de uma reflexão cênica, fazendo um sincero mergulho nas artes dramáticas e, principalmente, no ser humano.


Em 2006, recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Teatro do Estado de Goiás, concedido pela Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira. No ano anterior, foi Destaque Cultural de Goiás, título concedido pelo Conselho Estadual de Cultura e teve seu trabalho selecionado para a Caravana Funarte e para o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, do Governo Federal.

Serviço:


O Alienista – Dias 01 e 02 de Abril – Teatro Glauce Rocha – às 20h
Carro Caído – Dias 03 de Abril – Feira Central – às 19h
Entradas Francas.

Nenhum comentário: