terça-feira, 29 de março de 2011

Exposição Pioneiros é vista 55 mil vezes em um mês

As fotografias da Exposição Pioneiros foram visualizadas mais de 55 mil vezes em trinta dias. Desde que entrou na internet, em 28 de fevereiro, a mostra atraiu visitas virtuais de vários estados do Brasil, além de onze países como Estados Unidos, Ucrânia, Japão, Irlanda, Canadá, Espanha, Itália, Alemanha, Israel, Portugal e Inglaterra.


A galeria também ganhou capa e chamou a atenção de jornais e sites de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo, incluindo de publicações especializadas em estradas de ferro, como a Revista Ferroviária, de circulação nacional.


Em médias as fotos são visualizadas 1.800 vezes por dia. Até o momento, mais de oito mil internautas visitaram a galeria, que possui sessenta fotos em preto e branco e que retratam a construção da ferrovia em Mato Grosso do Sul.


“É surpreendente o interesse. Sinceramente, não esperava um retorno assim tão elevado quando abri a exposição há um mês”, revela o jornalista Paulo Renato Coelho Netto, responsável pela mostra virtual.


Pioneiros - As fotografias da Exposição Pioneiros foram feitas por Carlos Silva Mattos (1902-1999) com uma câmera Rolleiflex. Ele trabalhou na administração da extinta Ferrovia Noroeste do Brasil, no sul do território do então Mato Grosso unificado, entre Três Lagoas e Corumbá e também no ramal de Campo Grande a Ponta Porã.


Sob o olhar de Carlos Silva Mattos, que nasceu em Taubaté (SP) e trabalhou 37 anos na Noroeste do Brasil, a exposição revela relíquias históricas de valor inestimável. Todas as fotografias são inéditas. Há registros desde 1929.


O acervo é familiar e pertence a Carlos Iracy Coelho Netto. O apoio cultural é da Clan Color de Campo Grande, que restaurou as imagens.
Ferrovia - Com 1.622 quilômetros de extensão, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (N.O.B) foi construída na primeira metade do Século XX . Seu traçado também liga a região central do Estado de São Paulo, a partir de Bauru, até a fronteira do Brasil com Bolívia, em Corumbá, Mato Grosso do Sul.


A ferrovia faz a integração com a Rede Ferroviária Boliviana, a partir de Corumbá, até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A Noroeste também tinha um ramal entre Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, a Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai.


Devido ao grande interesse público a Exposição Pioneiros vai permanecer até o final de maio como destaque no site www.paulorenato.net.br

Nenhum comentário: