quinta-feira, 24 de março de 2011

Fundação de Cultura lança hoje o Livro Vozes do teatro

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), lança hoje (24) o livro “Vozes do Teatro”, às 19h, no Memorial da Cultura e da Cidadania. A obra traça o perfil de diretores de teatro de Mato Grosso do Sul, registrando a história de vida dos artistas.

Junto de textos maiores sobre trinta e três diretores, o livro aborda outras trajetórias em sua introdução, compreendendo iniciativas que se desenvolveram e se desenvolvem nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Glória de Dourados, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Três Lagoas.

Para o presidente da FCMS, Américo Calheiros, registrar a historia e a arte no Estado é vital para se ter uma ideia da sua evolução. “O registro assegura às novas gerações estas informações, para se planejar políticas públicas com bases sólidas nos fatos reais. Vozes do Teatro é uma ação concreta nesse sentido”, enfatiza.

A publicação contempla produções desde o início de 1970 até 2010. São 40 anos de direções teatrais que vivenciaram o nascimento de Mato Grosso do Sul, a ebulição criativa das artes cênicas da década de 1980, as lutas pela organização de classe que fomentaram a produção, circulação e fruição do teatro nos 1990, até as mais recentes criações. Entre os perfis, o leitor poderá observar a diversidade de vertentes do teatro sul-mato-grossense, acompanhando trajetórias que se notabilizaram no teatro empresarial, no teatro educativo, no teatro político.

A obra se inicia com uma recapitulação breve da história do teatro de Mato Grosso do Sul, com homenagens ao ator Orlando Mongeli e ao diretor Paulo Correa de Oliveira. Em seguida, trata do teatro como recurso de educação, mencionando a direção em experiências de teatro educativo, empresarial e em projetos de extensão universitária. Por fim, a introdução do livro relembra o trabalho de diversos artistas, tanto os que tiveram importante passagem pela direção teatral, mas não seguiram nesta função, como novos diretores que vêm se destacando no Estado.

É a segunda publicação com esse perfil editorial. A primeira foi “Vozes da Dança”, lançado em abril de 2009. A Fundação de Cultura prepara agora um terceiro volume, desta vez sobre artesanato, previsto para o final deste ano. A proposta é registrar as memórias dos protagonistas de todas as artes em Mato Grosso do Sul.

Para a realização do livro, colaboraram diversos profissionais, entre jornalistas, historiadores, artistas gráficos, fotógrafos e artistas do teatro e da dança que colaboraram com a pesquisa. A tiragem inicial de dois mil exemplares será distribuída para secretarias e órgãos de cultura, associações, bibliotecas, universidades, instituições ligadas ao teatro, entre outras.

No lançamento do livro, haverá uma esquete teatral da peça “A Serpente”, texto adaptado do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, com direção de Nill Amaral.

Serviço

Mais informações na Gerência de Difusão Cultural, pelo 3316-9171. O Memorial da Cultura e da Cidadania está localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 559.

Nenhum comentário: