quarta-feira, 23 de março de 2011

FCMS abre espaço da Poesia 2011 homenageando Moacyr Scliar

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), abre o Espaço da Poesia 2011 com uma homenagem in memorian ao escritor Moacyr Scliar, que esteve em 2010 em Campo Grande para participar da Noite da Poesia. Scliar faleceu aos 73 anos, em fevereiro deste ano, vitima de um acidente vascular cerebral (AVC).

O Espaço da Poesia, promovido pela Gerência de Patrimônio Histórico da FCMS, acontece sempre na última sexta-feira do mês, no terraço do Memorial da Cultura, às 18h30. O evento, que é gratuito, já está em seu quinto ano, com mais de 30 apresentações.

Grandes personalidades da música, teatro, literatura e da dança já passaram do Espaço da poesia. "O Espaço da poesia é um evento muito prazeroso e que nos possibilita a integração da poesia com todo o corpo, do movimento à fala, da escrita ao ritmo, tudo contido na vista maravilhosa que o local nos proporciona durante o entorno da noite campo-grandense”, enaltece a bailarina Julia Aissa, que já se apresentou no terraço do Memorial.

Para o presidente da FCMS, Américo Calheiros, o evento é um espaço intimista em que o público pode estar frente a frente com as diversas manifestações poéticas do Estado. “É um projeto que valoriza aqueles que produzem e divulgam a poesia de Mato Grosso do Sul em suas diversas formas”, frisa

Para essa edição a FCMS montou uma programação literária especial. A União Brasileira dos Escritores (UBE) fará a homenagem ao renomado poeta brasileiro Moacyr Scliar, com intervenções poéticas de seu presidente, em Mato Grosso do Sul, Samuel Medeiros.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul fará a apresentação do “Guia do Sistema Estadual de Bibliotecas”, publicação lançada no último dia 17, pela FCMS.

A musicalidade do evento fica por conta do Quarteto Reis, composto por Newton e Ricardo Reis (violinos), Wanderson Fernandes (viola) e Hobedes Vieira (violoncelo), uma nova geração de concertistas campo-grandenses que interpretam canções de Mozart, Beethoven, Villa-Lobos entre outros.

O Grupo Bailah, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenado pelo professor Marcelo Victor Rosa, apresentará coreografias de dança de salão nos ritmos de tango, bolero e samba. Criado em 2006 é o grupo de dança de salão corográfico de mais destaque no Estado.

Para encerrar o evento, o “Curso de Declamação Castro Alves – Arte de Dizer”, sob a direção da poetisa Elizabeth Fonseca, declama poesias de escritores de Mato Grosso do Sul como forma de mostrar e valorizar suas obras. As poesias serão interpretadas por alunos do curso e pela própria poetisa. Durante o evento, o desenhista Luiz Felipe Melchíades faz exposições de seus trabalhos e uma demnostração ao vivo dos seus desenhos.

Nenhum comentário: