quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hoje tem Quarta Erudita: Concerto de Violões



Nesta quarta-feira (7 de julho), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza mais uma edição do projeto Quarta Erudita com o espetáculo “Concerto de Violões” do Quarteto Tocata, às 20 horas, no teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A classificação do espetáculo é livre e tem duração aproximada de 60 minutos. A entrada é gratuita.

O espetáculo tem como objetivo apresentar um repertório diversificado de música erudita e arranjos de música brasileira, que abrange várias formações de música para violão (duo e quarteto) contendo obras que vão desde o renascimento até obras do século XX, passando também pela música regional.

O repertório será formado por compositores originais para violão como Leo Brouwer e Frederico Moreno Torroba, Heitor Villa-Lobos também será representado com duas transcrições.

Compositores barrocos como Telemann, Scarlatti e o compositor renascentista Praetorius também serão lembrados.

Para encerramento do concerto, o quarteto prepara arranjos de músicas populares como a Comitiva Esperança, de Almir Sater. O show terá ainda a participação da violonista Mayara Amaral.

O Quarteto Tocata é composto pelos violonistas Pieter Rahmeier, Marcos Araújo e Jardel Vinicius Tartari, que são ex-acadêmicos e pelo professor Rafael Salgado, do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O grupo foi criado em 2009 e tem se apresentado com frequência em eventos particulares de Campo Grande, assim como no ano passado se apresentou como atração principal no evento promovido pela Prefeitura de Ivinhema. Além disso, participaram em forma de Master Class para o Quarteto de Violões Quaternaglia, na Semana de Música Clássica de Campo Grande em 2009.

“Visto que hoje há diversos profissionais que vêm se destacando na área, a cada dia a música erudita vem conquistando mais espaço em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul, mas sabemos também que esse processo de popularização do estilo deve ser contínuo para que o público cativo tenha opções de eventos e para que novos públicos possam se formar”, comenta Pieter Rahmeier.

O Projeto Quarta Erudita tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, proporcionando à classe artística deste segmento espaço para suas apresentações e com isso incentivar a formação de público e de mercado, por meio do acesso aos bens culturais a preços acessíveis, acontecendo toda primeira quarta-feira de cada mês.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795 de terça a sábado das 8 às 22 horas e domingo das 14 às 19 horas.

Nenhum comentário: