sexta-feira, 9 de julho de 2010

Festival do Sobá de Campo Grande intrega calendario cultural do estado

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (8/7) a lei que inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul o Festival do Sobá.

A tradicional festa realiza-se anualmente na segunda semana do mês de agosto em Campo Grande. Neste ano, vai ser realizado o 5ª Festival do Sobá, na Feira Central da Capital. O evento conta participação de milhares de pessoas de diversos locais do País.

O projeto de lei que inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado o Festival do Sobá foi aprovado pelos deputados, na Assembleia Legislativa, no dia 09 de junho de 2010.

O Festival oferece diversas atrações à população: mostra de negócios, exposição de cerâmicas e artefatos típicos da cultura nipônica como bonecas, bonsai, ikebana e kimonos, além de apresentação de danças japonesas e, claro, o famoso sobá, - prato feito com macarrão de arroz, caldo de carne, omelete, carne bovina ou suína e cheiro-verde.

Segundo os organizadores, Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a servir o sobá em seus restaurantes. Atualmente, o prato já é encontrado em várias localidades.

Segundo pesquisa, o sobá está na lista das 100 comidas de maior destaque no País. A receita foi trazida por imigrantes da ilha japonesa de Okinawa, que chegaram à Capital em 1908. Com o tempo, o sobá passou a ser servido na Feira Central. Primeiro, reservadamente, aos okinawas e seus descendentes; depois, aos demais interessados.

Atualmente, se tornou uma comida típica e tradicional, sendo apreciada em qualquer época do ano.

Nenhum comentário: