quarta-feira, 14 de julho de 2010

Festin Bonito: discutirá preservação de bens culturais de MS

Gestores de museus do Estado vão se reunir nos dias 30 e 31 deste mês, durante o Festival de Inverno de Bonito, para o I Encontro do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul.

O encontro terá a participação de dois representantes do Instituto Brasileiro de Museus e tem como objetivo discutir a criação da Rede de Museus do Estado e promover a interaçãoentre as instituições, centros de documentação, memória e profissionais ligados à área de patrimônio cultural.

De acordo com a gerente do Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura do Estado (FCMS), Neuza Arashiro, o governo estadual tem priorizado a capacitação dos profissionais da área e durante o evento será possível a troca de conhecimento entre os participantes, além da elaboração de diretrizes para a preservação, pesquisa e divulgação dos bens histórico-culturais existentes.

Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 24 museus na Capital e em municípios do interior, entre eles Corumbá, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Bela Vista, Antônio João e Ponta Porã. Os espaços de preservação da memória são mantidos pelos municípios, empresas e instituições educacionais.

Nenhum comentário: