terça-feira, 6 de julho de 2010

FCMS doa livros sobre origem da música de MS às escolas

O Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza nesta terça-feira (6), a doação do livro ‘Os Pioneiros – A Origem da Música de MS’, do escritor Rodrigo Teixeira, a escolas públicas estaduais, municipais e particulares de Campo Grande. A solenidade acontece às 9h, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.

O livro enfoca a primeira leva de compositores do Sul de Mato Grosso. Ele trata de artistas que, a partir da década de 50, deram os primeiros passos para criar a música sul-mato-grosssense.

O autor Rodrigo Teixeira entrevistou os protagonistas desta história, reuniu dezenas de fotografias e organizou uma discografia com mais de 100 discos. ‘Os Pioneiros’ é um mergulho na gênese da história da música de Mato Grosso do Sul!

Donos de uma obra extensa e que necessita de um estudo mais detalhado de análise musical, Délio e Delinha, Zacarias Mourão, Amambay e Amambaí, Zé Corrêa, Beth e Betinha, Jandira e Benites, Maciel Corrêa, Adail e Tesouro, Ado e Adail, Tostão e Guarany, Aurélio Miranda e Victor Hugo de La Sierra foram alguns dos artistas que ajudaram a transformar o Mato Grosso do Sul em um celeiro de talentos musicais com trabalhos de primeira qualidade e com um forte cunho fronteiriço.

Estes artistas são os primeiros compositores que registram e cantam a ‘matogrossice’, um jeito de ser brasileiro único e ainda não incensado como o tradicionalismo gaúcho, a cultura carnavalesca nordestina-carioca e a exuberância amazônica.

O AUTOR

Rodrigo Teixeira (acompanha e atua na cena artística de Campo Grande desde meados dos anos 80. Músico com três discos lançados (Sambone-1998 / Polck-2004 / Mandioca Loca-2008) , se formou em Jornalismo em 1993 e começou a carreira no jornal paulista Diário de Suzano, como repórter e editor de esportes.

Em 1997 se transferiu para o Rio de Janeiro, onde foi repórter e coordenador de equipe da Agência Carta Z Notícias, responsável pelos cadernos TV Press, Cult Press e Pop TV, com mais de 100 jornais assinantes em todo o país e conteúdo impresso em mais de 1 milhão de exemplares por semana.

Em 2004, voltou a residir em Campo Grande e se tornou assessor de imprensa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Posteriormente, dirigiu por dois anos o programa diário televisivo Toda Prosa, na TV Campo Grande (SBT).

No final de 2005, integrou a equipe fundadora do portal colaborativo Overmundo, pioneiro web 2.0 no país e ganhador na categoria Comunidades Digitais do Prix Ars Electronica, em 2007, do Golden Nica, o mais importante prêmio do mundo para artistas de novas mídias e visionários da internet.

Em agosto de 2007, assumiu a editoria de cultura do jornal campo-grandense O Estado de MS. Desenvolve, desde 2006, o blog Matula Cultural e a MatulaTV para divulgar a arte sul-mato-grossense na rede mundial.

Serviço: A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no Memorial da Cultura e da Cidadania localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa 559, 3º Andar.

Nenhum comentário: