quarta-feira, 21 de julho de 2010

Maestro se apresenta com sua orquestra em Campo Grande

Para qualquer pianista apaixonado pelo que faz, perder o movimento das mãos pode ser o fim. Não para o exemplo de força e determinação chamado João Carlos Martins.

Reconhecido como o maior intérprete do compositor de música erudita, Johan Sebastian Bach, o maestro brasileiro comanda hoje a Orquestra Bachiana Filarmônica e estará em Campo Grande no dia 23 de julho, para o encerramento das atividades do Programa Empreendedor Rural (PER).

Hoje aos 70 anos, Martins iniciou os estudos de piano ainda criança. Ao longo da carreira foi premiado, tocou em lugares importante e com as maiores orquestras norte-americanas, além de gravar a obra completa de Bach para piano.

O primeiro obstáculo vencido foi quando em um jogo de futebol em Nova York, o pianista caiu e rompeu um nervo da mão esquerda, perdendo temporariamente o movimento da mão direita.

Mais tarde, por problema de LER (Lesão por Esforço Repetitivo), mais uma vez perdeu os movimentos da mão direita e dessa vez acreditou que seria pra sempre. Vendeu os pianos e tornou-se treinador de boxe.

A paixão pelas teclas e pela música falou mais alto, procurou aprender novos instrumentos e utilizava a mão esquerda na execução das peças de piano.

A vida lhe pregou mais uma peça e quando esteve na Bulgária para um concerto, sofreu um ataque durante um assalto. Por conta de um golpe na cabeça, perdeu o movimento das duas mãos.

Mais uma vez sem poder tocar, Martins passou anos em tratamentos e diversos treinos. Acabou encontrando uma maneira de tocar com o pouco de movimento que ainda restava em alguns dedos, mas claro, sem a maestria de antes.

Para não se afastar da música, voltou à escola para aprender regência e hoje está à frente da Orquestra Bachiana Filarmônica que o acompanha em todos os espetáculos. Continua enfrentando desafios, pois por não conseguir virar as páginas das partituras, decora sinfonias inteiras antes das apresentações.

O encerramento do PER reúne participantes de todo o Estado. Haverá apresentação de 12 casos de sucesso com empreendedorismo rural, dentre os quais três serão premiados.

O evento acontece no dia 23 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em conjunto às atividades do Prêmio Famasul de Jornalismo. O fechamento das atividades fica por conta da apresentação do maestro João Carlos Martins e sua orquestra.

Nenhum comentário: