segunda-feira, 26 de julho de 2010

Musicalidade de Clarice Maciel é reconhecida no FestinBonito

Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, Bonito sediará um dos maiores festivais de Mato Grosso do sul - o Festival de Inverno de Bonito 2010. Em todas as suas edições, personalidades do Estado são homenageadas devido à sua contribuição para a sociedade.

A soprano Clarice Maciel Chaves está entre as personalidades que ocuparão lugar de destaque na Galeria dos Homenageados do 11º Festival. Montada na Praça da Liberdade, a galeria é um espaço onde o público pode conhecer mais sobre a vida e obra de pessoas que contribuem com a cultura, a educação e o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

Clarice Maciel iniciou sua formação musical no curso técnico de Canto, Conservatório Lourenço Fernandez, em Montes Claros, Minas Gerais, sua terra natal. Lá foi docente em Técnica Vocal e Impostação e solista do Grande Coral Lourenço Fernandez. É graduada pelo Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro) e possui mestrado em School of Music, pela University Campellsville, Estados Unidos.

Na capital sul-mato-grossense, lecionou canto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e foi uma das fundadoras do Centro de Arte Viva que, desde 1989, atua com cursos livres de música, teatro e artes plásticas, realizando com pioneirismo espetáculos de óperas, cursos arrojados, musicais, recitais temáticos, festivais e participação ativa na vida cultural e artística.

Em turnê pela Europa, cantou no Vaticano para o Papa João Paulo II, posteriormente gravando um CD de Coletâneas de Ave Maria. Participou, em 2006, junto com Toninho Porto, do CD Gerações, uma revelação do mapeamento musical de Campo Grande, em projeto do músico Márcio de Camillo. Abriu o 1º Festival de Bonito com o pianista Evandro Higa. Recentemente, pelo projeto Ava Marandu, participou com vários artistas regionais do show “Sonhos Guaranis”, na abertura do cantor Milton Nascimento. Na atualidade, realiza recitais com os pianistas Evandro Higa e Nillo Cunha.

Além da Galeria, durante a abertura do 11º Festival Clarice Maciel recebe homenagem por sua trajetória musical. Ao lado dela, a bióloga Neiva Guedes, criadora do Projeto Arara Azul; o artesão do município de Jardim, David Rogério Ojeda, com sua arte em madeira; o professor Gilson Rodolfo Martins, que desenvolveu e coordenou diversos projetos de Arqueologia no Estado e a pedagoga Lori Alice Gressler também terão justo reconhecimento.

Nenhum comentário: