domingo, 18 de julho de 2010

Festin Bonito: revoada pantaneira mistura erudito e popular

O 11º Festival de Inverno de Bonito recebe no dia 29, às 21 horas, no Palco Fala Bonito, os principais ritmos e estilos presentes no universo da música rural brasileira, na mistura do clássico e do caipira da Orquestra Revoada Pantaneira.

No repertório, músicas de raiz e regionais, modas de viola, toadas, cururus, cateretês, polcas, chamamés, pagodes de viola, dentre outros que fazem parte da história cultural do Brasil, como: Menino da Porteira; Saudade da Minha Terra; Pagode em Brasília; Chalana; Chico Mineiro; Mercedita; Fio de Cabelo; 60 dias Apaixonado; Galopeira; Trem do Pantanal.

A orquestra também vai executar músicas regionais, mostrando a cultura sul-mato-grossense e pantaneira, com sons de pássaros, reproduzidos pelo instrumento de percussão chamado “Pio”, gado, comitivas, enfim, os sons da vida pantaneira.

A Orquestra Revoada Pantaneira foi criada em abril de 2007, pelo maestro André Viola. “Tive uma formação clássica, mas sempre fui apaixonado por música caipira.

Quando estudava música no conservatório [Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”], em Tatuí, eu escutava, para relaxar, um CD do Tião Carreiro que ganhei de um tio, no tempo livre que tinha fora das aulas e ensaios. Eu morava numa república com outros alunos, e nesta época também tocava essas músicas no violino.”

Quando André veio para Campo Grande (MS) em 2002, “por causa de uma namorada”, diz ele, passou a ministrar aulas de violino e de viola caipira em escolas de música de Campo Grande. Foi graças a essas aulas, seus alunos e à sua paixão por música caipira que sentiu-se motivado a criar uma orquestra para executar temas da música sertaneja e de raiz.

Depois de muitos ensaios, a orquestra fez sua primeira apresentação em agosto de 2007, no teatro do Sesc Horto. A união de violas caipira, violinos, percussão, sons de pássaros e berrante mostrou ao público as raízes populares brasileiras.

A Orquestra Revoada Pantaneira é composta na atualidade por 13 violas caipira, seis violinos, um contrabaixo, um conjunto de percussão e um berrante.

A escola de música de mesmo nome, dirigida por André, onde se ensina violino, viola, violão e saxofone, seleciona para a orquestra os alunos que se destacam e levam seus estudos de música a sério.

Também da escola saem as crianças que fazem parte da Orquestra Revoada Pantaneira Mirim, um projeto criado ano passado (2009) para incentivar as crianças e dar a elas oportunidade de tocar em grupo.

Segundo o maestro André Viola, o convite para tocar no 11º Festival de Inverno de Bonito deixou todos os componentes da orquestra “numa felicidade muito grande”, por se tratar de um evento de renome internacional.

“O grupo está numa ansiedade, com um frio na barriga, pois a apresentação vai ser muito boa para nosso currículo. A expectativa é muito grande, mas estamos ensaiando bastante para que tudo dê certo”.

Nenhum comentário: