sexta-feira, 30 de julho de 2010

FestinBonito:Expõe obra de Raul Leal

O fluminense Raul Leal é um dos artistas plásticos convidados a expor durante o 11° Festival de Inverno de Bonito. Com outros três artistas de São Paulo e Belo Horizonte, Raul participa da mostra “O sentido das coisas”, que explora a interrelação entre real e imaginário, presença e ausência usando como suportes a pintura e a fotografia.

Para o curador da exposição, Rafael Maldonado, a representação na pintura de Leal nos permite pensar em questões como permanência e apagamento da memória, numa reflexão a respeito da solidão das pessoas e lugares.

De maneira econômica, o artista reduz os elementos no espaço para obter a síntese formal que o interessa.

Da cena urbana contaminada pelo excesso de ruídos visuais, registrada previamente em fotografia, sobram apenas alguns detalhes da paisagem tratados de forma a valorizar os contrastes de cor, luz, nitidez.

Ao perceber a obra, “fica uma vaga lembrança de algo que estava lá. A presença humana se dá de forma solitária, inserida num contexto onde o discurso é comedido, quase um silêncio”, traduz Maldonado. São pinturas monocromáticas de aspecto gráfico que condensam informações e deixam aparente apenas o que é necessário. Para o artista, “não há senão detalhes, quase imediatos”.

De acordo com descrição no site do artista (http://www.raulleal.com.br) os trabalhos de Raul se afastam da figuração narrativa e ganham um caráter particular. Com apropriações de imagens do cotidiano, sua obra mantém a aparência estrutural da natureza humana.

O artífice despersonaliza as imagens e cria cenas quase monocromáticas, inquietantes, geradas pela ausência de traços essenciais das figuras.

Leal tem formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Em 2009 teve trabalhos incorporados ao acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), incluídos na coleção Gilberto Chateaubriand.

A exposição acontece entre os dias 28 de julho e 1° de agosto no espaço Praça da Liberdade.

No espaço serão realizadas várias atividades como feira de artesanato, apresentações musicais de artistas sul-mato-grossenses, de teatro, dança e apresentações de rua. No local também será montada uma praça de alimentação e um salão ambientado para projeção de filmes e realização de rodas de conversação sobre arte, literatura e meio ambiente.

Nenhum comentário: