quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sesi prorroga para o dia 14 inscrições ao Festival de Música O Sesi prorrogou para o dia 14 de agosto o prazo para as inscrições no Festival de Músic

O Sesi prorrogou para o dia 14 de agosto o prazo para as inscrições no Festival de Música, que será realizado no dia 5 de setembro no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. Os trabalhadores-músicos interessados podem inscrever-se mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.fiems.org.br.
Segundo a técnica da Área de Lazer do Sesi, Gisele Freire, podem participar empresários, trabalhadores e dependentes diretos, filhos e cônjuges que vão concorrer nas categorias Composição Inédita (letra e música) e Interpretação. Na fase estadual, haverá entrega de troféus para os primeiros colocados e a classificação do campeão, em cada categoria, para a fase nacional do Festival Sesi Música, que será realizada em novembro na cidade de Brasília (DF).
Gisele Freire destaca que é vetada a participação de prestadores de serviços, estagiários, colaboradores ou qualquer profissional que mantenha vínculo com o Sesi. “O objetivo dessa ação é promover a cultura entre trabalhadores das indústrias (compositores, intérpretes, poetas e artistas), valorizando, fomentando e difundindo a produção musical no País”, declarou.
Também não poderão participar grupos musicais, com formação a partir de trios, bandas, corais ou orquestras. “A participação é apenas individual ou em duplas e terá o apoio do Sesi nos preparativos para apresentação”, acrescentou a técnica da Área de Lazer do Sesi, completando que na edição estadual os candidatos deverão entregar fita, DVD ou CD com a música que será apresentada, não há necessidade de que o material seja elaborado em estúdio profissional, aceitando assim gravações caseiras.
Etapas
Na primeira etapa do Festival Sesi de Música serão selecionados dez candidatos em cada categoria e os avaliadores farão as escolha com base no material entregue no ato da inscrição (fita, DVD ou CD). Os selecionados seguem para a semifinal, a ser realizada em Campo Grande no dia 5 de setembro.
Nos dias 3 e 4 de setembro, os semifinalistas poderão participar de oficinas de voz, expressão corporal e de instrumento, a fim de se aperfeiçoarem para a apresentação do dia 5 de setembro. O Sesi vai disponibilizar aos participantes uma banda base, composta por músicos profissionais com guitarra, bateria, teclado, baixo e percussão.
No ano passado, o Sesi recebeu 19 inscrições e classificou os trabalhadores-músicos Gustavo Monge, à época funcionário da Real H, na categoria composição inédita, e Daniela Nascimento de Souza Fontoura, funcionária do Correio do Estado, na categoria interpretação, ambos da Capital. “O nível dos candidatos foi surpreendente. Esta é uma iniciativa do Sesi excelente do Sesi e queremos sempre fomentar a cada dia a cultura nas indústrias, tornando o ambiente de trabalho mais leve e descobrindo novos talentos”, concluiu Gisele Freire.

Blitzen

Além de prorrogar as inscrições, o Sesi está realizando blitzen nas indústrias de Campo Grande para divulgar o calendário do Festival de Música. A primeira blitz foi realizada pela técnica do Sesi de Campo Grande, Adriana Malheiros, na indústria de alimentos MGS Foods para cerca de 50 trabalhadores. “Nosso objetivo é promover cultura, chamando a atenção para os talentos que estão adormecidos nos ambientes industriais, levando um incentivo para que os trabalhadores tenham na música um aliado para afastar o stress e melhorar a qualidade de vida”, ressaltou.

A técnica do Sesi informou ainda que outras empresas de Campo Grande também devem receber as blitzen para divulgar o Festival. “É uma forma de mobilizar a comunidade industrial para um assunto que envolve possibilidades de revelar talentos, expandir alegria e premiar artistas anônimos”, disse, completando que as próximas indústrias visitadas serão a Telemont Engenharia de Comunicação, Águas Guariroba, Correio do Estado, Biosul Produtos Biológicos, Eletrosul Centrais Elétricas, Real H Nutrição Animal, Coca Cola, e União Plásticos.

Ao ouvir sobre o Festival, muitos trabalhadores demonstraram interesse em concorrer. Aos 19 anos, o auxiliar de produção da MGS Foods, Leandro da Costa do Santos, era o mais animado para participara do Festival, pois toca violão e canta vários estilos de música, mas optou pelo sertanejo para se preparar e se inscrever. “Ano passado eu quase me inscrevi, mas acabei desistindo, mas agora estou decidido, acho que essa é uma oportunidade de mostrar o meu hobby. Eu vou ter até setembro para me preparar e fazer uma boa apresentação”, disse.

Nenhum comentário: