quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quarta Erudita recebe o espetáculo “Stabat Mater”

Na próxima quarta-feira (5), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) apresenta mais uma edição do projeto Quarta Erudita com o espetáculo “Stabat Mater de Rossini” do Coro Lírico Cant’Arte, às 20h, no teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada desta edição é gratuita.

A obra “Stabat Mater”, que significa “Estava a Mãe”, é uma obra sacra que descreve o sofrimento da virgem Maria, por ocasião da crucificação de Jesus. Ela foi composta por Gioacchino Rossini e versos atribuídos a Jacopone da Todi, um abade franciscano que morreu em 1306. A obra será executada na íntegra, com as 10 partes, sem título, entremeados por coro, quartetos, duetos, solos e cantado por 30 coralistas. A duração do espetáculo é de 60 minutos e a classificação é livre.

O Coro Lírico Cant’Arte iniciou suas atividades em maio de 2008, com o objetivo de participar da Ópera Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni. O entusiasmo pela música erudita instalou-se juntamente com a curiosidade de conhecer novos compositores e obras completas.

Os cantores foram desafiados a executarem a obra “Stabat Mater” de Rossini, que nunca foi executada na íntegra em Mato Grosso do Sul. Juntamente com solistas o Coro Lírico Cant’Arte apresentou-se em janeiro deste ano, no Festival de Ivinhema e na inauguração da Quarta Erudita, em abril, com a Ópera Cavalleria Rusticana e em setembro de 2008, no Teatro Glauce Rocha em parceria com o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O Projeto Quarta Erudita tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, proporcionando à classe artística deste segmento, espaço para suas apresentações e com isso incentivar a formação de público e de mercado, por meio do acesso aos bens culturais a preços acessíveis. O projeto acontece toda primeira quarta-feira de cada mês.

Mais informações pelos telefones 3324-6260 (Escola Cant’Art) ou no 3317-1792 (Centro Cultural José Octávio Guizzo).

Nenhum comentário: