sexta-feira, 24 de julho de 2009

Capital terá intensa programação cultural pelos 110 anos

Cantor Almir Sater entre as principais atrações de agosto em CG
Cantor Almir Sater entre as principais atrações de agosto em CG

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) programou uma série de eventos culturais em comemoração aos 110 anos de Campo Grande, que inclui duas Noites da Seresta Especial, com os consagrados Renato Teixeira e Almir Sater e show com revelação sertaneja Luan Santana. Luan Santana se apresenta no dia 26 de agosto, no Parque das Nações Indígenas, a partir das 18 horas e Renato Teixeira no dia 14 e Almir Sater no dia 28, ambos na Concha Acústica Família Espíndola, na Praça do Rádio Clube.

De acordo com o diretor presidente da FUNDAC, Athayde Nery, o Executivo municipal procurou contemplar os mais diversos seguimentos culturais: teatro, dança, artes plásticas, literatura e música propiciando a população diversas oportunidades. “Só não vale ficar em casa, temos os mais variados gêneros e atrações, todas gratuitas e em diversos bairros de Campo Grande”, destacou Athayde.

A programação musical terá além de Almir Sater e Luan Santana, Show Gospel “Louvor a Campo Grande”, já no dia 26 de julho, a partir das 17 horas, na Concha Acústica Família Espíndola. A Banda Municipal Maestro Ulisses Conceição comemora seu aniversário com Recital no Teatro Dom Bosco no dia 05, às 20 horas. Ainda com as bandas, as retretas de agosto são outra atração tradicional em alusão ao aniversário de Campo Grande, nos sábados 08, 15 e 22, sempre a partir das 8 horas, no Calçadão da rua Barão do Rio Branco.

A Orquestra Sinfônica Municipal também realizará apresentações nos parques da cidade, começando pelo Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, no dia 16 de agosto, às 17 horas. No dia 23, recebe a atração, no mesmo horário, o Parque Tarsila no Amaral, no bairro Vida Nova II.

Nas artes plásticas, as atividades de aniversário reservam exposições e mostras, começando com Adilson Sheifer que expõe suas obras no Arte e Cores do Paço, no mês de agosto. No dia 04, começa o projeto Arte do Interior na Capital que trará a Campo Grande obras de artistas de Dourados, Coxim, Rio Verde e Três Lagoas promovendo, assim, um intercâmbio cultural entre as cidades. A primeira a expor é Dourados, a partir das 19h30, na Morada dos Baís, na seqüência Coxim, no dia 11, Rio Verde de Mato Grosso, no dia 18 e Três Lagoas, no dia 25, sempre no mesmo horário e local.

Outro evento das artes plásticas é o Cultura e Arte na Praça que vai montar um ateliê a céu aberto, na Praça do Rádio, no dia 15 de agosto, a partir das 17 horas, com artistas pintando suas telas e ainda expondo seus trabalhos. O ateliê convidado é o Cidó Zanirato, juntamente com o escultor Paulo Celestino.

E o Centro Comercial Popular também comemora seu aniversário de 10 anos com exposição de artes plásticas e shows musicais, com o projeto Arte no Camelódromo.

A história da capital aparece no projeto Fim de Tarde na Arca - Noite Libanesa e os 100 anos do traçado urbano, no dia 06, às 18 horas. A divisão de Patrimônio Cultural da Fundac também promove uma viagem pela história com o projeto Lídia na Morada, nos dias 06, 13, 20 e 27, sempre às 19 horas na Morada dos Baís.

E no dia 18, às 9 horas, quem visitar o Museu José Antonio Pereira terá a oportunidade de assistir uma interpretação da história do fundador. “Queremos que a população possa também vivenciar essa história”, enfatizou Athayde.

As artes cênicas também têm seu espaço na programação cultural, com o Festival Campo Grande Encenas, que acontece nos dia 28 e 29 de agosto, às 19h30, no Armazém Cultural. E a dança, como já é tradicional, estará representada pelos diversos grupos que se reúnem no Dança Campo Grande, de 24 a 27 de agosto, no Teatro Glauce Rocha.

Duas feiras movimentam a programação: a do Bem Estar, nos dias 8 e 9, a partir das 8 horas, no Horto Florestal com diversas atrações e estandes e a Feira Cultura Indígena, nos dias 15 e 16, a partir das 8 horas, na Praça Ari Coelho, com artesanato, danças e comidas típicas.

E a Literatura intensifica suas ações com Salas de Leitura em homenagem a Ruth Rocha, no dia 5, às 10 horas na Biblioteca do Horto e às 14 horas, no Armazém Cultural e o Conversa com o Escritor, com Elizabeth Fonseca, no dia 08, às 9 horas, na Sala de Leitura Comunitária das Moreninhas.

Além de todos esses eventos, a Fundação mantém suas atrações como o Show na Cidade, Arte na Biblioteca, Domingo Cultural na Feira Central e Só Rock no Horto, eventos que valorizam os artistas locais dos mais variados gêneros e ainda a edição dos Diálogos Contemporâneos, com Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário: