sexta-feira, 17 de julho de 2009

Capital recebe Palco Giratório Sesc com peça 100 Shakspeare

Teve início em todo o Brasil o projeto Palco Giratório . Nesta edição de 2009, o projeto conta com uma programação em circulação pelo país com a participação de 16 grupos de várias regiões. Estão previstas 920 atividades como oficinas, debates, apresentações de espetáculo e intercâmbios. Em Mato Grosso do Sul, numa realização do Sesc/MS, integrante do sistema Fecomércio/MS, o projeto apresentará a peça 100 Shakespare e oficina de introdução a manipulação de bonecos sob a monitoria interpretação do grupo paulista Pia Fraus, a preços populares.



Após apresentação em Dourados, a peça estréia amanhã, dia 17 de julho, em Campo Grande, com reapresentação no sábado,dia 18, e por fim, no domingo com oficina de manipulação de bonecos durante todo o dia.



A proposta do grupo não é mostrar uma montagem de textos do autor William Shakespeare, mas as emoções que sua dramaturgia provoca em quem assiste. Formada por quatro cenas, a peça quase não usa texto, dando ênfase à linguagem não-verbal. Esta seleção faz referência a Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta , Otelo e Sonho de Uma Noite de Verão, entre outras consagradas do autor.



No palco, 43 bonecos de diferentes tamanhos e tipos esperam parados por alguém que lhes dê vida. Nesta hora entram em cena quatro atores que utilizam várias técnicas de manipulação de bonecos como o Bunraku, a luz negra e a manipulação direta para criar releituras das cenas desses textos. Os atores movimentam os bonecos, interagindo com eles e também entre si, criando cenas que aprofundam, de forma não-convencional, os personagens shakes-pearianos, enfatizando seus medos, desejos e paixão. O espetáculo estréia em Campo Grande no dia 17 de julho com reapresentação no dia 18, às 20 horas, no Sesc Horto Teatro Prosa.




Além do espetáculo, o Palco Giratório promoverá oficinas de introdução manipulação de bonecos para que o público tenha contato com alguma das técnicas de manipulação de bonecos a partir das experiências dos próprios autores no espetáculo 100 Shakespare. A oficina acontecerá no domingo, dia 19 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em Campo Grande.



O projeto Palco Giratório Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas foi criado pelo Departamento Nacional do Sesc, desde 1998, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas no Brasil. A iniciativa se transformou em uma das ações culturais mais importantes do país, pois através do projeto a população pode ter acesso às produções teatrais de qualidade. Com uma programação múltipla, diversos espetáculos circulam pelas capitais e cidades do interior do Brasil, viabilizando a troca de experiências entre grupos de teatro de todo território nacional.




Serviço

Os ingressos para assistir a peça e participar das oficinas estão sendo comercializados a preços populares no valor deR$ 10,00 e R$ 5,00 para comerciários e dependentes. Para mais informações, basta ligar no Sesc Horto, no 67 3321-3181.



Sobre o grupo

Grupo Pia Fraus – SP

Com quase 25 anos de existência a Pia Fraus já produziu 18 espetáculos, apresentando-se em 18 países nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro. Hoje o grupo tem um repertório de 10 espetáculos ativos.

Um comentário:

BAR DO BARDO disse...

Pena eu estar com o tornozelo machucado. Deve ser show!