terça-feira, 14 de julho de 2009

Associação de Doares de Sangue tem apoio da prefeitura

O presidente da Associação de Doadores de Sangue, Alcebíades Franco, analisa a parceria da entidade com a prefeitura de Campo Grande. “Desde 2005 firmamos parceria com a administração municipal. Nelsinho Trad é o prefeito que mais ajudou a manter o nosso trabalho”, afirma Alcebíades.

Um exemplo desse convênio é o projeto Mirim Sangue Bom, que neste ano completou a 8ª edição. A iniciativa busca incentivar os alunos do Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) a doarem sangue.

A Associação José Scaff de Doadores de Sangue é uma entidade sem fins lucrativos, criada pelo projeto de lei nº 824, de 25/5/1988, com o objetivo de atender os pacientes que precisam de transfusão de sangue. O Presidente da Associação, atualmente com 73 anos, foi doador de sangue por 30 anos. “Salvei muitas vidas”, afirma orgulhoso Alcebíades.

Para pertencer à Associação é necessário ser doador freqüente, ou seja, doar sangue três vezes ao ano, ou quatro vezes num período de dois anos. De acordo com a lei municipal 2948, de 23 de dezembro de 1992, o doador tem alguns direitos assegurados. Alguns deles são prioridade no atendimento hospitalar, isenção no pagamento de taxas de concursos públicos estaduais, prioridade na inscrição na EMHA (Agência Municipal de Habitação) para obter a casa própria.

As pessoas interessadas em doar sangue devem ter entre 18 e 65 anos e não apresentar problemas de saúde. Uma bateria de exames gratuitos é realizada no doador voluntário, que inclui a tipagem sanguínea e diversas doenças infectocontagiosas – Chagas, sífilis, hepatites B e C, HIV I e II e HTLV. Os voluntários podem procurar o Hemosul, que fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1304, centro. O telefone é 3312 1500.

Nenhum comentário: