quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pontão democratiza música e audiovisual por meio de palestra

A proposta é simples: conhecimento técnico, levado a diferentes locais da cidade, de maneira simples e descomplicada. Na próxima sexta, o Pontão de Cultura Guaicuru recebe o músico Jerry Espindola, com uma palestra sobre composição ternária, ritmo que deu origem ao estilo polca rock.

A iniciativa de falar sobre o ritmo, uma das bases dos temas fronteiriços, foi apoiada pela Funarte (Fundação Nacional das Artes), dentro do Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística – Categoria Composição Popular.

Na última terça, alunos do projeto Teatro no Ponto, no Ponto de Cultura Mukando Kandongo, assistiram à palestra. Um bate papo leve, onde Jerry explica os conceitos e faz uma viagem pela música sul-mato-grossense, apresentando composições próprias e de outros grandes artistas da terra.

Ao falar de história, o caçula dos Espíndola, mostra como a valorização das raízes é importante para a produção de novas composições. Em um Ponto que pretende levar adiante a cultura afro, a palestra serve de exemplo, em qual direção seguir.

Para Maria Lúcia Anunciação, aluna da oficina, um exemplo de força e coragem. “Na palestra ele falou de como continuar em um mesmo caminho foi importante para o reconhecimento. Ele poderia ter se rendido, feito outros tipos de música, mas ter a polca rock sempre em mente foi importante. Nós aqui do Mukando podemos tomar isso como um grande exemplo”, acredita.

Iluminação – Um dos responsáveis pela concepção visual da montagem de Dorotéia, espetáculos do Ballet Isadora Duncan, além de show das bandas Jennifer Magnética, Grass, Bando do Velho Jack e Tetê Espíndola, Carlos Eduardo Fluhyr , técnico em iluminação e sonoplastia do Pontão Guaicuru, apresentou na Casa Brasil Delta, uma oficina sobre iluminação para TV. Cadú, como é conhecido, iniciou a carreira em 97. Tomou gosto pela iluminação e deu os primeiros passos na carreira participando de montagens teatrais no Teatro Municipal de Natal.

No curso, o profissional falou das técnicas, passando pelos conceitos de eletrecidade, equipamentos, angulação, temperatura, cor, tipos de lâmpada e potência.

Democratizar o acesso a técnicas audiovisuais é uma das metas do Pontão. No segundo semestre, uma série palestras e oficinas estão programadas.

SERVIÇO – Composições Ternárias, com Jerry Espíndola, nesta sexta (10/07), às 18h, no Pontão de Cultura Guaicuru, na rua 13 de Maio, 727, Vila Santa Dorothéia. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Mais informações pelo telefone (67) 3025-6356.



Nenhum comentário: