quinta-feira, 9 de julho de 2009

Festival de Bonito homenageia ícone do fotojornalismo de MS

De modo a contemplar as diversas manifestações artístico-culturais de Mato Grosso do Sul e do Brasil, o 10º Festival de Inverno de Bonito selecionou três representantes de áreas distintas da cultura – música, poesia e fotografia – para serem homenageados.

Um dos homenageados deste ano é o fotógrafo Roberto Higa. Nascido em 1951 e com 35 anos de atuação atrás das lentes, o fotógrafo é facilmente reconhecido por seu visual – a eterna trancinha nos cabelos – e pelo talento e sensibilidade em captar desde os episódios corriqueiros até os instantes únicos da sociedade e da natureza.

Roberto Higa atuou na redação dos principais veículos do Estado – como Diário da Serra, Jornal da Manhã e Correio do Estado – e do Brasil – Correio Braziliense, O Estado de São Paulo, e nas revistas Caras e Quem Acontece. Atualmente, o fotógrafo trabalha com assessoria de imprensa e na Assembleia Legislativa do Estado.

Fora do jornalismo, o fotógrafo mostrou seus trabalhos em exibições sobre história, política, sociedade, cultura, fauna e flora sul-mato-grossense. Ao longo da carreira, Higa vem contrastando as belezas excepcionais com o descaso e a destruição que o homem causa.

Com o olhar atento, Roberto Higa mostra as mazelas humanas, e leva o expectador de seus trabalhos a refletir sobre a necessidade da formação de cidadãos conscientes de sua realidade, inclusive pensando na urgência da educação ambiental.

Além de Higa, o 10º Festival de Inverno de Bonito homenageia o poeta amazonense Thiago de Mello e o grupo musical sul-mato-grossense ACABA. O Festival tem início no dia 29 de julho e segue até 2 de agosto.

Nenhum comentário: