quinta-feira, 9 de julho de 2009

Diálogos Contemporâneos terá Leonardo Boff hoje à noite

O Seminário Diálogos Contemporâneos, que excepcionalmente hoje (9) às 20 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande propicia um encontro com o teólogo e escritor Leonardo Boff, que fala sobre “O Mundo Moderno e as propostas de realização da Felicidade Individual e Coletiva".

Esta é a terceira edição do projeto que já trouxe o Ministro da Cultura, Juca Ferreira e o navegador e escritor Amir Klink. A proposta da Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) é oportunizar a população uma compreensão da sociedade em permanente transformação, podendo assim contribuir com o desenvolvimento cultural do município.

Doutor em teologia e filosofia, pela Universidade de Munique-Alemanha, Leonardo Boff é uma das mais renomadas personalidades da atualidade e se destaca por sua defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Sua vinda para a capital foi adiada, inclusive, por compromisso dessa natureza, participar da Assembléia Geral das Nações Unidas, com a presença dos 192 chefes de estado e de governo que debateram saídas para a crise econômica mundial. Na ocasião, Boff foi convidado a contribuir com a elaboração da Declaração Universal sobre o Bem Comum da Terra e da Humanidade.

No seminário de quinta-feira, Boff fala sobre a busca da felicidade humana, que, para ele resulta da capacidade de se relacionar, da amizade, do amor, da generosidade e não das riquezas materiais, como o mundo capitalista propõe. Hoje nos encontramos numa fase nova da humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente”, comenta em um de seus artigos.

Para o diretor-presidente da FUNDAC, Athayde Nery, o encontro será uma oportunidade enriquecedora de conhecer um pensamento que vem ao encontro das propostas culturais de tornar Campo Grande uma cidade que cresça para o cidadão, com paz e generosidade. “A cultura é capaz de transformar uma cidade e impedir que ela seja entregue à barbárie. Todos nós somos responsáveis por isso, através de pequenas atitudes e ao entender que nós vivemos coletivamente”, enfatizou Athayde Nery.


Nenhum comentário: