A Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) começa a elaborar o Plano Municipal de Cultura, que objetiva fundamentar, regulamentar e desenvolver políticas públicas culturais necessárias ao município.
De acordo com o diretor presidente da Fundac, Athayde Nery, o que se pretende é democratizar as ações na área, com ampla participação de artistas e da sociedade em geral. “As ações devem começar a ser planejadas e passarem de ações de governo para se tornarem ações de Estado”, enfatizou.
Para Athayde, a cultura não deve mais ser entendida apenas como a realização de eventos, mas que tenha o envolvimento da sociedade e seja um instrumento de formação cidadã, além de tornar-se rentável para os agentes culturais. “Por isso, queremos o envolvimento de todos nessa discussão, os produtores, os artistas, os seguimentos diretamente envolvidos, como empresas de som e iluminação, montagem de palco, cenógrafos, jornalistas da cultura, publicitários e sociedade em geral”, destacou.
Serão três dias de discussão, com formação de cinco grupos de trabalho, orientados por representante do Ministério da Cultura e por profissional da área de planejamento e desenvolvimento, que trabalharão os seguintes temas: Incentivo, Proteção e Valorização da Cultura Campo-grandense; Economia da Cultura, Patrimônio Cultural, Garantir a Universalização do Acesso à Cultura, Gestão Pública e Participativa da Cultural.
Serviço – O encontro para elaboração do Plano Municipal de Cultura de Campo Grande acontece nos dias 02, 03 e 04 de julho, com abertura no dia 02, às 19 horas e grupos de trabalho no dia 03, das 8:00 horas às 17 horas e dia 04 das 8:00 horas às 15 horas. No Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário